Teoria marxista sobre o filme feios, sujos e malvados (brutti sporchi e cattivi) de ettore scola

1511 palavras 7 páginas
Porto Alegre, 9 de outubro de 2010 Este pequeno artigo, tem por objetivo oferecer um olhar baseado na teoria marxista sobre o filme Feios, sujos e malvados (Brutti Sporchi e Cattivi) de Ettore Scola. Esta é considerada uma das principais obras de Scola, gravada na metade da década de 70 do século XX, retrata a vida de uma família em uma favela em Roma.
A história, carregada com o típico humor negro italiano, é permeada por uma série de simbolismos e boas doses de realismo fantástico, onde o sexismo, o individualismo, a violência, o materialismo tem um papel fundamental na mecânica do enredo.
Feios, sujos e malvados, é um filme contemporâneo ao seu tempo, e mostra de maneira nua e crua as contradições históricas produzidas pelo processo capitalista, dentro da considerada “era de ouro” do desenvolvimento econômico do Ocidente (em especial na Europa Ocidental e nos Estados Unidos), que ocorre nas décadas de 50, 60 e 70, quando a Crise do Petróleo interrompe esse crescimento e exige que o sistema se reformule gerando a primeira grande crise econômica do pós-guerra.
Scola procura com a sua obra, ao mesmo tempo escrachar a sociedade italiana do período, com uma crítica ferrenha, a valores sociais e religiosos e denunciar a miséria e a pobreza italiana, minuciando o cotidiano de uma família de lumpen-proletários italianos.
Pensar este filme, sob uma ótica marxista, permite um grande número de análises, que podem ir para a história, a sociologia, a economia e até mesmo para a antropologia. Porém como o filme fica focado apenas nas relações familiares e pessoais dos seus protagonistas, o conceito marxista mais evidente a ser aplicado é o do lunpem-proletário.
Tanto Marx quanto Engels já discorrem sobre esse conceito na obra a “Ideologia Alemã” e as citações ao lunpemlionato também aparecem no Manifesto do Partido Comunista, num conceito bem próximo ao que o filme apresenta. Segundo Karl Marx (1848, p24) “O lunpemproletariado, esta putrefação passiva das camadas

Relacionados

  • Criminologia
    11211 palavras | 45 páginas