Envelhecimento populacional: maior espectativa de vida devido a evolução da medicina (vacinas e antibioticos), baixa fecundidade (devido a escolaridade maior da mulher que consequentemente tem menosfilhos. Logo, terão menos jovens e faltará mão de obra quando estes chegarem a idade adulta.
Teoria Malthusiana: crescimento da vegetação não acompanharia o crescimento populacional. Contexto:revolução industrial: saída do campo para o centro urbano.
Teoria Neomalthusiana: elevadas taxas de natalidade, por causa dos pobres, impediriam o progresso economico do país pois com grande quantidadede jovens precisaria de investimentos voltatados para estes como saúde e educação. Contexto: pico de crescimento demográfico mundial.
Modelo de Transição Demográfica: 3 partes.
1° taixa denatalidade e mortalidade elevadas.
2° natalidade ainda mais alta e mortalidade desabada: devido a evolução da medicina etc.
3° natalidade também diminui.
Resultado: redução do crescimento populacional.Consequências dessa redução
- falta de jovens no mercado de trabalho que implica em mão de obra cara que implica em problemas econômicos.
- aumento de gastos com previdência e saúde.
Ademografia do século 21 será mais desafiadora para os países pobres, que enfrentarão problemas graves de fornecimento de água, energia, saneamento e alimentos, além da dificuldade para construir habitaçõesdignas e ao mesmo tempo preservar os recursos naturais.
Existe nos dias de hoje, a maquiavélica utilização desta teoria para definição de metas e políticas populacionais controlistas em países emdesenvolvimento tem sido fruto de inúmeras críticas. Estas políticas são resultantes de diretrizes dos países mais ricos e impuseram um ritmo de desaceleração do crescimento demográfico basicamente nospaíses do Terceiro Mundo. A forma de implementação destas medidas tem sido identificada como uma violação aos direitos reprodutivos e humanos destas populações-alvo. A desaceleração do crescimento... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 11). TEORIA MALTHUSIANA E NEOMALTHUSIANA. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-Malthusiana-e-Neomalthusiana/44173282.html

MLA

"TEORIA MALTHUSIANA E NEOMALTHUSIANA" TrabalhosFeitos.com. 11 2013. 2013. 11 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-Malthusiana-e-Neomalthusiana/44173282.html>.

MLA 7

"TEORIA MALTHUSIANA E NEOMALTHUSIANA." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2013. Web. 11 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-Malthusiana-e-Neomalthusiana/44173282.html>.

CHICAGO

"TEORIA MALTHUSIANA E NEOMALTHUSIANA." TrabalhosFeitos.com. 11, 2013. Acessado 11, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Teoria-Malthusiana-e-Neomalthusiana/44173282.html.