Teoria Malthus, Neomathusiana, Reformista

844 palavras 4 páginas
TRABALHO DE GEOGRAFIA

ALUNO(A):

TEORIAS POPULACIONAIS

I. Teoria de Malthus

II. Teoria neomalthusiana

III. Teoria reformista

I. TEORIA DE MALTHUS

Malthus em 1798 escreveu seu ensaio sobre a população, com uma teoria demográfica baseada em dois pontos:

I.I. crescimento populacional; Sua teoria afirmava que caso não ocorressem guerras, epidemias, desastres naturais e outros, a população cresceria em progressão geométrica PG (2, 4, 8, 16...) e criaria um fator váriavel, ou seja, um crescimento contínuo.
I.II.produção de alimentos. Sua teoria relatava que a produção de alimentos cresceria apenas em progressão aritmética PA (2, 4, 6, 8...) e possuiria certo limite de produção devido a própria extensão territorial dos continentes.

(Exemplo de um gráfico simples sobre a teoria de Malthus)

I.III. Conclusão da teoria: Malthus concluiu que o ritmo de crescimento populacional seria mais acelerado que o ritmo de crescimento da produção de alimentos (PG X PA) e que algum dia as possibilidades de aumento da área cultivada teriam acabado, pois todos os continentes estariam plenamente ocupados pela agropecuária, porém a população continuaria crescendo.

I.IV. Consequências: A principal consequência que foi observada por Malthus é a fome mundial, falta de alimentos para a população. Essa consequência levaria a outras como: doenças, guerras civis, disputas por territórios, mortes e outras.

I.V. A proposta de Malthus: Sua proposta para impedir um possível problema social era que as pessoas só tivessem filhos se possuíssem terras cultiváveis para poder alimenta-los.

I.VI. Falhas da teoria de Malthus: Naquela época existiam poucos recursos para se prever o que aconteceria no futuro, por isso sua teoria é falha. O avanço tecnológico ajudou a produção de alimentos aumentar, e a população não cresceu como Malthus imaginava.

II. TEORIA NEOMALTHUSIANA
II.I. Como começou essa teoria? Com o fim da Segunda Guerra Mundial, foi

Relacionados

  • filosofia
    6996 palavras | 28 páginas