Teoria keynesiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA KEYNESIANA
INTRODUÇÃO

John Maynard Keynes nasceu em Cambridge, Inglaterra, em 1883, filho do conceituado economista de John Nerville Keynes. Ele foi um economista britânico cujas idéias serviram de influência para macroeconomia moderna , tanto na teoria quanto na pratica. Suas idéias serviram de base para a escola de pensamento conhecida como economia keynesiana. Além disso, Keynes foio principal teórico responsável pela revisão dos princípios do liberalismo clássico.
Faria (2009) salienta que o objetivo do keynesianismo era manter o crescimento da demanda em paridade com o aumento da capacidade produtiva da economia, de forma suficiente para garantir o pleno emprego, mas sem excesso, pois isto provocaria um aumento da inflação.
Ainda na idéia de Faria (2009) O paikeynesiano incentivaria seu filho capitalista a gastar e a investir, pois ele adota um conjunto de idéias que propõe a intervenção estatal na vida econômica com o objetivo de conduzir a um regime de pleno emprego. O pai keynesiano acredita que a economia segue o caminho do pleno emprego, sendo o desemprego uma situação temporária que desaparece graças às forças do mercado. O objetivo do keynesianismo émanter o crescimento da demanda em paridade com o aumento da capacidade produtiva da economia, de forma suficiente para garantir o pleno emprego, mas sem excesso, pois isto provocaria um aumento da inflação.

VERNENGO (1994) ,Podemos perceber que, para Keynes, a economia deve ser vista como uma ciência moral, tanto pelas detenninações implícitas no cientista (observador), que lida com juízos devalor e deve confiar em suas intuições para construir suas teorias, como pelas exigências do objeto de análise (o observado), que é complexo, isto é, não é nem homogêneo nem constante ao longo do tempo.

A Teoria
Segundo Feijó (2001),para Keynes a Teoria Geral do Emprego, dos juros e da moeda, é de longe o trabalho mais influente dele, surge em meio a grande depressão que abalou as economiascapitalistas desenvolvidas.

A idéia básica de Keynes é simples,a fim de manter o pleno emprego na economia, o governo deve gerar déficits orçamentários quando a economia entrar em recessão.

A baixa atividade econômica de então se deve ao fato de o setor privado não estar investindo o suficiente.Segundo o pensamento keynesiano, a premissa fundamental para se compreender uma economiaencontrava-se na simples observação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores, partindo desse princípio, a doutrina keynesiana aponta que no momento em que as empresas tendem a investir menos, inicia-se todo um processo de retração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma crise.

Dessa maneira, para que essa situação fosse evitada, okeynesianismo defende a necessidade do Estado em busca de formas para se conter o desequilíbrio da economia. Entre outras medidas, os governos deveriam aplicar grandes remessas de capital na realização de investimentos que aquecessem a economia de modo geral. Paralelamente, era de fundamental importância que o governo também concedesse linhas de crédito ao baixo custo, garantido a realização de investimentosdo setor privado.

Promovendo tais medidas de incentivo, os níveis de emprego aumentariam e consequentemente garantiriam que o mercado consumidor desse sustentação real a toda essa aplicação de recursos. Dessa maneira, o pensamento proposto por Keynes transformava radicalmente o papel do Estado frente à economia, colocando em total descrédito as velhas perspectivas do “laissez faire” liberal.Keynes é amplamente considerado pai da macroeconomia moderna. A macroeconomia cuida dos totais ou agregados. Trata da renda nacional total, e como a mesma é afetada pelos gastos e poupanças totais. A microeconomia está incorporada a esta. Observa o comportamento da economia total e reconhece e o dano de uma das partes é prejudicial ao todo. A idéia de fluxo é da mais alta importância pelo fato...
tracking img