Teoria gestalt, freud behavorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O objetivo deste trabalho é mostrar as diferentes teorias da psicologia que iniciou durante século XX que vem se desenvolvendo nos dias atuais. Ergue questões estritamente psicológicas e a incluir em sua perspectiva o mundo social que afeta o comportamento dos indivíduos e influi em seus métodos de interação.

PALAVRA CHAVE : PSICOLOGIA, FREUD, GESTALT , BEHAVORISMO.

1INTRODUÇÃO

A Psicologia enquanto um ramo da Filosofia estudava a alma. A Psicologia científica nasce quando, de acordo com os padrões de ciência do século 19, Wundt preconiza a Psicologia “sem alma”. O conhecimento tido como científico passa então a ser aquele produzido em laboratórios, com o uso de instrumentos de observação e medição. Se antes a Psicologia estava subordinada à Filosofia, a partirdaquele século ela passa a ligar-se a especialidades da Medicina, que assumira, antes da Psicologia, o método de investigação das ciências naturais como critério rigoroso de construção do conhecimento. Essa Psicologia científica, que se constituiu de três escolas — Associacionismo, Estruturalismo e Funcionalismo —, foi substituída, no século 20, por novas teorias.
As três mais importantestendências teóricas da Psicologia neste século são consideradas por inúmeros autores como sendo o Behaviorismo, a Gestalt e a Psicanálise (Freud). O Behaviorismo, que nasce com Watson e tem um desenvolvimento grande nos Estados Unidos, em função de suas aplicações práticas, tornou-se importante por ter definido o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento (behavior). A Gestalt,que tem seu berço na Europa, surge como uma negação da fragmentação das ações e processos humanos, realizada pelas tendências da Psicologia científica do século 19, postulando a necessidade de se compreender o homem como uma totalidade. A Gestalt é a tendência teórica mais ligada à Filosofia. A Psicanálise, que nasce com Freud, na Áustria, a partir da prática médica, recupera para a Psicologiaa importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo, quebrando a tradição da Psicologia como ciência da consciência e da razão.

2 OBJETIVO

Realizar um levantamento de pesquisa sobre as diferentes teorias na psicologia.

3 METODOLOGIA

O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de campo realizada para o curso de Enfermagem, que foi desenvolvidoatravés de pesquisas em livros, monografias, teses, dissertações, artigos científicos, revistas.

4 DESENVOLVIMENTO

4.1 BEHAVORISMO
Behaviorismo (Behaviorism em inglês, de behaviour (RU) ou behavior (EUA): comportamento, conduta), também designado de comportamentalismo, ou às vezes comportamentismoPB, é o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como o mais adequado objetode estudo da Psicologia. O comportamento geralmente é definido por meio das unidades analíticas respostas e estímulos investigadas pelos métodos utilizados pela ciência natural chamada Análise do Comportamento. Historicamente, a observação e descrição do comportamento fez oposição ao uso do método de introspecção.

4.1.1 BEHAVORISMO METODOLÓGICO.

Consiste na teoria explicativado comportamento publicamente observável da Psicologia, a qual postula que esta deve ocupar-se do comportamento animal (humano e não humano) apenas quando for possível uma observação pública para obter uma mensuração, ao invés de ocupar-se dos estados mentais que possam gerar ou influenciar tais comportamentos. Assim o behaviorismo metodológico acredita na existência da mente, mas a ignora em suasexplicações sobre o comportamento. Para o behaviorismo metodológico os estados mentais não se classificam como objetos de estudo empíricos. Seus postulados foram formulados predominantemente pelo psicólogo americano John Watson. Em oposição ao Behaviorismo metodológico foi proposto o Behaviorismo radical, desenvolvido por Burrhus F. Skinner.

4.1.2 BEHAVIORISMO RADICAL

O...
tracking img