Teoria geral dos sistemas abertos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3934 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Geral dos Sistemas (Sistemas Abertos)
Acontecimentos Históricos
A Teoria Geral dos Sistemas tomou forma após a 2ª Guerra Mundial. Este acontecimento trouxe uma revolução na maneira das pessoas e empresas posicionaram-se diante do ambiente externo, ou seja, passou a ter consciência do mundo como um todo, uns conhecedores dos outros, e influenciando-se.
O conceito de “Sistema” possui umalonga história, apesar de que o termo “Sistema” não era mencionado. A Teoria Geral dos Sistemas veio para suprir a necessidade de um mundo com novas expectativas e descobertas. As Teorias Administrativas anteriores tinham enfoques distintos, por exemplo, a Teoria da Administração Científica tinha ênfase nas tarefas; a Teoria da Administração Clássica, na estrutura. Já as Teorias das RelaçõesHumanas e Comportamentalista, dava ênfase às Pessoas. A Teoria Geral dos Sistemas surge englobando todos os campos de uma empresa, explicando que não é possível analisar um campo, sem considerar os demais. Tudo está ligado e deve ser tratado como um único sistema, composto de vários subsistemas.

Origem da Teoria Geral dos Sistemas

A Teoria Geral dos Sistemas foi desenvolvida por Ludwig VonBertalanffy, um biólogo alemão, por volta de 1940, que iniciou a sua carreira em Viena na década de 20 do século XX, onde integrou o chamado “Círculo de Viena”. Bertalanffy conduziu seus estudos de sistemas gerais pensando no metabolismo, estados estáveis, crescimento e sistemas abertos, por meio de conceitos encontrados na química-física, cinemática e Termodinâmica.
Bertalanffy criticou a visão deque o mundo é dividido em diferentes áreas, como física, química, biologia, psicologia, etc. Ao contrário, sugeriu que se devem estudar sistemas globalmente, de forma a envolver todas as suas interdependências, pois cada um dos elementos, ao serem reunidos para constituir uma unidade funcional maior, desenvolvem qualidades que não se encontram em seus componentes isolados.
Quase todas as coisaspodem ser vistas como sistemas. Um automóvel é um sistema mecânico de centenas de peças. Uma flor é um sistema botânico, assim como um animal é um sistema zoológico.
Um ser humano é um sistema fisiológico e psicológico, constituído de células, órgãos, atitudes, expectativas e muitos outros elementos. Uma empresa de negócios é um sistema sociotécnico porque combina organização humana com atecnologia das máquinas, das matérias, dos processos e assim por diante. O fato comum a todos os casos mencionados é a interação dos elementos.
Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interagentes e interdependentes relacionados cada um ao seu ambiente de modo a formar um todo organizado.
Quando algo, tal como uma organização, é examinado a partir da perspectiva de sistema, issosignifica que é dada uma atenção especial tanto aos elementos como à interação. Em outras palavras, nenhuma simples parte de uma organização pode ser totalmente compreendida se a relação desta com as outras partes não for examinada.
A Teoria Geral dos Sistemas não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias e formulações conceituais que possam criar condiçõesde aplicações na realidade empírica. Ela fundamenta-se em três premissas básicas:
a) Os sistemas existem dentro de sistemas: As moléculas existem dentro de células; as células dentro de tecidos; os tecidos dentro dos órgãos; os órgãos dentro de organismos; os organismos dentro de colônias; as colônias dentro de culturas nutrientes; as culturas nutrientes dentro de conjuntos maiores deculturas, e assim sucessivamente.
b) Os sistemas são abertos: É uma decorrência da premissa anterior. Cada sistema que se examine, exceto o menor ou o maior, recebe e descarrega algo aos outros sistemas. Os sistemas abertos são caracterizados por um processo de intercâmbio infinito com seu ambiente, que são os outros sistemas. Quando o intercâmbio cessa, o sistema se desintegra, isto é, perde suas...
tracking img