Teoria geral do estado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipologias
Tipologias:Benjamin Mendelsohn (Romênia,1900-Israel,1998)
Vitima completamente inocente: A ocorrência de uma fatalidade à qual a vítima não teria como se furtar.
Vítima menos culpadaque o inocente: ela atrai o criminoso ao se comportar de maneira diferenciada chamando a tenção para si.(indivíduo que se expõe)
Vítima tão culpada quanto o delinqüente: Cidadão que se submete aoestelionato, compra objetos roubados, contrabandeados.
* Tipologia de vítimas
Vítima mais culpada que o delinqüente: O assaltante invade a residência, porém encontra resistência e acaba morto pelavítima.
Vítima unicamente culpada: Trata-se da falsa vítima,que “esconde” o carro para receber o dinheiro do seguro; que se machuca para demonstrar que foi agredida pelo cônjuge.
As eternas vítimas:Relações que se mantém por meio de brigas; criam comportamentos condicionados; olhares, pequenos gestos, são suficientes para despertar esquemas de pensamentos que conduzem a atos e respostas que, porsua vez, geram outras igualmente condicionadas.
Quando da existência de crianças, iniciam a aprendizagem a respeito de como produzir dor, sofrimento, conflito, reagir à provocação etc. Com o tempo essecomportamento torna-se natural para elas.
Vítimas eternas encontram no que as prejudica, a motivação para seguir em frente. O conflito faz parte de sua maneira de ser e constitui eficaz mecanismosde defesa contra outros dramas do psiquismo que, sem eles, se tornariam insuportáveis (ocuparia o lugar da figura em suas percepções).
* Violência conjugal
Violência conjugal: física e oupsicológica, encontra-se disseminada na sociedade, permanece encoberta na maior parte dos casos, por motivos de desconhecimento que determinados comportamentos constituem violência conjugal.
Aspectos: sinaisque denunciam.
Reclamações.
Baixa-auto-estima.
Incapacidade de modificar a situação.
Ganho secundário
No ganho secundário manter espécie de controle sobre o agressor,visto como troféu perante...
tracking img