Teoria geral do estado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Materia Completa De Teoria Geral Do Estado

RESUMO DE TEORIA GERAL DO ESTADO

II. RAMOS DO DIREITO
A Ciência do Direito é única. Mas para melhor entendê-la, os juristas a dividem em ramos dodireito. Os ramos do direito
são:
1. DIREITO PÚBLICO
2. DIREITO PRIVADO
3. DIREITOS DIFUSOS
1. DIREITO PÚBLICO
Composto de normas que regulam as relações jurídicas do Estado, bem como sua relaçãocom os outros Estados e com os particulares. O Estado aparece como titular de direitos ou obrigações. Divide-se, basicamente, em:
a- Direito Constitucional - É o ramo do Direito que estuda aorganização do Estado, a forma de governo, as relações dos cidadãos com o Estado, os direitos e deveres e a representação do povo, os direitos sociais, econômicos, políticos etc.
b- Direito Administrativo - É oramo do Direito que estuda a vida interna do Estado, seus serviços, o funcionamento de seus órgãos, o funcionalismo etc.
c- Direito Processual – É o ramo do Direito que regula a função do Estado nasua atividade jurisdicional, ou seja, na solução do litígio.
d- Direito Penal - Estuda e tipifica o crime, estabelecendo as penas e as medidas de segurança.
e- Direito Internacional - Estuda asrelações entre os Estados (Brasil x Estados Unidos) e entre os governos (governo brasileiro x governo cubano).
f- Direito Fiscal ou Tributário - Regulamenta o direito dos Municípios, Estados e Uniãofixarem impostos e taxas e a obrigatoriedade dos cidadãos diante deles.

2. DIREITO PRIVADO
São normas que regulamentam a vida das pessoas físicas e jurídicas, suas obrigações, seus patrimônios e asrelações uns com os outros. O Direito Privado divide-se em:
a- DIREITO CIVIL- Trata das questões relativas às pessoas, à família, aos bens, à posse, à propriedade, à sucessão, aos contratos etc.
b-DIREITO COMERCIAL- Regula as relações mercantis, os direitos e obrigações relativos a atos do comércio.
c- DIREITO DO TRABALHO - Regula as relações, individuais e coletivas entre patrões e...
tracking img