Teoria geral do estado, siciedade e estado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
• Apresentação (minha)
• Sistema de avaliação – 4 trabalhos em classe, 1seminários e 2 provas bimestrais
• Livro - Sahid Maluf ou Darcy Azambuja ou Dalmo de Abreu Dallari (elementos).
• Atrasos e celulares
• Velocidade dos tempos – Mudanças – Tempo de Aula (40 min) – 6 min. tempo atual – falta de paciência – ≠ velho e ancião : velho acha que está pronto e novo aceita mudar(não é otário – lobo do mar) – renovar é aprender - Pacto – ensinar e aprender
• Caixa de ferramentais
• 6° ano – diferencial
• Matéria a ser dada no ano nos 2 bimestres
• Apresentação (dos alunos)















































1ª. Aula

Leitura Obrigatória – Noções e Objetivos da TGED, Sociedade e EstadoTEORIA GERAL DO ESTADO

Essa Disciplina objetiva conhecer o Estado ( sua estrutura).

Disciplina de síntese: sistematiza conhecimentos: Jurídicos
Filosóficos
Sociológicos
Políticos
HistóricosAntropológicos
Econômicos
e Psicológicos


Uma Ciência voltada a buscar o aperfeiçoamento do Estado – que é um fato social e uma ordem jurídica – que tem suas finalidades – que os quer alcançar com eficácia e justiça.
Observando a História / Os tipos de Estado que Existiram/As razões de suas mudanças/ Seu Os fins... – Os pensadores puoderam chegar a generalizações e tirarconclusões científicas. Nascendo aí essa ciência no final do século XIX.,

No Brasil, por volta de 1940 – Desdobramento em Teoria Geral do Estado e Direito Constitucional.

Não se pode desenvolver qualquer estudo ou pesquisa de Ciência Política[1] sem considerar o Estado – já que é ele próprio é lugar de exercício de poder e produtor de decisões. O Estado é pessoa jurídica queexpressa sua vontade através de determinadas pessoas ou órgãos. É sujeito ativo de direito e obrigações jurídicas (previstas em normas jurídicas), e, portanto, seu Poder (do Estado) é Jurídico sem perder seu caráter político.




≠da Ciência Política (muitos Doutrinadores Estrangeiros chamam a TGE de Ciência Política) - Segundo Dalmo de Abreu Dallari[2] essa estuda a organização política e oscomportamentos políticos – sem levar em conta os elementos jurídicos – é apenas uma parte da Teoria Geral – analisa a prática dos fins do Estado e como pode alcançar esses fins.



≠do Direito Constitucional – O Direito Constitucional estuda um determinado Estado, ou de um grupo de Estados e . sSuas Instituições, e a TGE – estuda os princípios fundamentais do Estado e seus fenômenos peculiares(em geral).



A TGED - Tem por finalidade estudar o Estado em todos os seus aspectos: origem, organização, o funcionamento e as finalidades, e visa, ainda, a compreensão dos diretos e obrigações, e das implicações jurídicas que se contidasêm no fato político ou que decorrem dele.

Pedro Calmon - diz que a TGE estuda a estrutura do Estado, sob os aspectos Jurídico, sociológico(social e político) e histórico.

Com a compreensão do Estado, de sua estrutura, suas opções políticas, sociais e jurídicas, podemos compreender o sistema normativo, seus valores e princípios, que estarão presentes em todos os ramos do Direito.
















SOCIEDADE

A vida em Sociedade traz benefícios ao homem, mas também uma série de limitações, afetando sualiberdade individual. Mas apesar disso o homem continua vivem em Sociedade. Por que?

Por que o homem vive em sociedade? ODo que é necessário para isso , para que essa convivência seja possível?


Antes de Definir Sociedade – Vamos analisar o porquê de sua formação.

Segundo o Prof. Dalmo de Abreu Dallari[3] decorrer dos séculos, tanto o pensamento que a sociedade natural é fruto da...
tracking img