Teoria geral de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Geral de Sistemas


Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação
Universidade Luterana do Brasil – ULBRA

São Jerônimo – RS – Brasil

Resumo: O objetivo deste trabalho é conhecermos um pouco sobre a Teoria Geral de Sistemas, saber como ela surgiu, quais suas características e também conhecer os tipos de sistemas.

1 Introdução
Neste trabalho apresentarei uma breveamostra do que é Teoria Geral de Sistemas e suas principais características. Citarei os tipos de sistemas existentes, e a abordagem sistêmica.


Teoria Geral de Sistemas


A Teoria Geral de Sistemas surgiu há muitos anos, quando as pessoas descobriram que há características comuns nas diversas áreas do conhecimento, e regras que podem ser implementadas igualmente em todas as áreas.Então descobriu-se que coisas diferentes, se analisadas de uma maneira geral, tem a mesma essência (ou seja as coisas possuem características e leis que independem da área em que se encontram), tudo pode ser considerado como um conjunto de elementos inter-relacionados com um objetivo comum, e isto foi definido como Sistema.

Exemplos de sistemas:
Árvore, corpo humano, computador, umaempresa.



2 Características dos Sistemas


Todo sistema possui quatro características fundamentais:
a) elementos
b) integração
c) finalidade ou objetivo comum
d) meio-ambiente

Como exemplo, podemos analisar uma árvore: ela possui elementos (as folhas, raiz, galhos) que estão integrados. Ela faz parte e recebe influencia do meio-ambiente (o ar e a água queprecisa para sua sobrevivência), e o objetivo comum é a fotossíntese.
Para determinar o que está fora ou dentro do sistema deve-se verificar se o sistema pode controlar esse elemento. Se puder, trata-se de um elemento do sistema, se não puder, trata-se de um elemento do meio-ambiente.





3 Tipos de Sistemas


Há diversas classificações para sistemas. Eis algumas:

a)concretos / abstratos
Sistemas concretos existem fisicamente; abstratos, são modelos ou representações do mundo físico.

b) naturais / artificiais
Sistemas naturais existem na natureza e artificiais foram criados ou inventados pelo Homem.

c) abertos / fechados
Sistemas abertos realizam trocas com o meio-ambiente; sistemas fechados, não.



4 Leis Universais dos Sistemas


Já foimencionado que existem regras ou leis que podem ser aplicadas a todas as áreas. São elas:

a) “Todo sistema se contrai, ou seja, é composto de subsistemas (e isto ocorre infinitamente)”.
Os elementos de um sistema são também sistemas. Por exemplo, o sistema digestivo é elemento do sistema corpo humano, mas é também um sistema, que possui elementos (como o estômago, por exemplo) que são tambémsistemas (e assim sucessivamente de maneira infinita). Sendo que, cada subsistema também possui as quatro características básicas.

b) “Todo sistema de expande, ou seja, é parte de um sistema maior (e isto ocorre infinitamente)”.
Por exemplo, o sistema “corpo humano” é parte de um sistema maior (uma família), que será subsistema de um sistema maior (sociedade).

c) “Quanto maior afragmentação do sistema (ou seja, o número de subsistemas), maior será a necessidade para coordenar as partes”.
Isto significa que é mais fácil visualizar menos sistemas e entender sua integração; por esta razão, é usual agrupar os elementos em subsistemas.
O número de subsistemas é arbitrário e depende do ponto de vista de cada pessoa ou de seu objetivo. Por exemplo, um computador pode serconsiderado como formado por dois subsistemas somente (hardware e software), mas também pode ser subdividido em várias partes ( sistema operacional, aplicativos, processador, memória, barramentos, etc).

d) O número mágico 7 ± 2
Na década de 40, pesquisadores de psicologia concluíram que as pessoas normais possuem certa capacidade de processamento de informações. Uma das descobertas...
tracking img