Teoria geral de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - De acordo com a Teoria de Sistemas, as organizações, como sistemas, são feitos de dois tipos de componentes: os físicos ou concretos, também chamados de técnicos, e os conceituais ou abstratos,também chamados de sociais.
a) Explique esses dois componentes.
b) Relacione-os com o funcionamento de uma empresa real.

a) Os componentes físicos representam os itens materiais, como porexemplo, máquinas, peças, instalações e pessoas. Por outro lado, os componentes conceituais ou abstratos demonstram ideias, símbolos, procedimentos, regras, hipóteses, manifestações do comportamentointelectual ou emocional.

b) Em uma empresa, esses dois tipos componentes não funcionam isoladamente. Na realidade, há uma complementaridade entre eles. Exemplificando, o componente físico é ohardware e o abstrato, o software. Em uma empresa isso fica evidente nos procedimentos, regras aplicados máquinas, instalações ou pessoas.

2 - A Teoria Geral de Sistemas surgiu dos estudos de um biólogo,que buscava uma maior integração entre as diversas ciências. Nesse sentido, pode-se considerar o corpo humano e uma empresa como sistemas complexos, que possuem características parecidas. Com basenessas considerações, descreva como esses sistemas se assemelham em termos de funcionamento.

As empresas são sistemas abertos, pois não podem ser analisadas de forma isolada, uma vez que seuinter-relacionamento entre diversas variáveis internas e externas influenciam seu funcionamento. Analogicamente, um corpo humano é composto de vários órgãos, cada qual com sua função (podendo ser estudadoisoladamente), mas é o inter-relacionamento entre eles que propícia a vida ao indivíduo. Seguem alguns exemplos da semelhança entre empresa e corpo humano:
Ingestão: Organização compra materiais paraprocessá-los. O ser humano ingere alimentos para obter energia.
Reação ao ambiente: O indivíduo adapta-se as mudanças ambientais para sua sobrevivência. Da mesma forma, uma organização adequa-se ao...
tracking img