Teoria geral de sistemas - etapas 1 e 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
* Etapa 1
Passo1------------------------------------------------------------------------------------------------2
Conceito de dados, informação, sistemas e sistemas de informação.
Passo 2-----------------------------------------------------------------------------------------------3
Descrição contendo as conclusões da discussão realizada pelo grupo.
Passo3-----------------------------------------------------------------------------------------------4
Respostas do questionário.
Passo 4-----------------------------------------------------------------------------------------------4
Relatório 1 – Conceitos Iniciais

* Etapa 2
Passo1------------------------------------------------------------------------------------------------5
Pesquisa de Sistemas de informaçãoPasso 2-----------------------------------------------------------------------------------------------6
Acesso ao artigo sugerido.
Passo 3-----------------------------------------------------------------------------------------------6
Análise ao artigo sugerido.
Passo 4-----------------------------------------------------------------------------------------------6
Relatório 2 – Tipos deSistemas de Informação

* Bibliografia
Lista de sites utilizados na pesquisa--------------------------------------------------------------8

ETAPA 1
* Passo 1
Fazer uma pesquisa na internet, livro, revistas ou qualquer outra fonte de informação sobre o conceito dos itens abaixo. Esta pesquisa é importante para que você compreenda o conceito de cada um deles, destacando a importância de cadaitem para os tomadores de decisões e as relações existentes entre eles.

1. Dados.
Um dado é uma representação simbólica ou um atributo de uma entidade. Documento, informação ou um testemunho que permite chegar ao conhecimento de algo ou deduzir as consequências legítimas de um fato, e que serve de apoio. Por exemplo: “Descobrimos o assassino graças aos dados fornecidos por umatestemunha”.
Os dados consideram-se como uma expressão mínima de conteúdo relativamente a um tema. O conjunto dos dados relacionados entre si constitui uma informação.
2. Informação.
A informação é um conjunto organizado de dados, que constitui uma mensagem sobre um determinado fenómeno ou evento. A informação permite resolver problemas e tomar decisões, tendo em conta que o seu uso racional é a basedo conhecimento.
Existem diversas espécies que comunicam entre si através da transmissão de informação para a sua sobrevivência; a diferença para os seres humanos reside na capacidade de criar códigos e símbolos com significados complexos, que conformam a linguagem comum para o convívio em sociedade.
3. Sistemas.

É um conjunto ordenado de elementos que se encontram interligados e queinteragem entre si. O conceito é utilizado tanto para definir um conjunto de conceitos como objetos reais dotados de organização.

Os sistemas reais compreendem trocas de energia, informação ou matéria com o seu entorno. As células e a biosfera são exemplos de sistemas naturais. Existem três tipos de sistemas reais: abertos (recebem fluxos do seu ambiente, adaptando o seu comportamento de acordo comeste), fechados (só trocam energia com o seu meio) e isolados (não há lugar a qualquer tipo de troca com o meio envolvente).

4. Sistemas de Informação.

Um sistema de informação é um conjunto organizado de elementos, podendo ser pessoas, dados, atividades ou recursos materiais em geral. Estes elementos interagem entre si para processar informação e divulgá-la de forma adequada em funçãodos objetivos de uma organização.
No prisma empresarial, os sistemas de informação podem classificar-se de diversas formas. Existem, por exemplo, sistemas de informação operacional ou de processamento de transações (que gerem a informação referente às transações que têm lugar numa empresa), sistemas de informação de gestão (para solucionar problemas empresariais em geral), sistemas de...
tracking img