"Teoria geral de sistemas" artigos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
06/09/2012

Prof. Jorge de Araújo Ichihara, D.Eng.

1

06/09/2012

As Abordagens na Era Cristã
“nada há na natureza tão insignificante que não valha a pena ser estudado”. Aristóteles (384 – 322 a.C.)



800 (até 1600??) - Paradigma Escolástico (Idade Média); – As ciências eram subordinadas à teologia católica. A meta da ciência era mostrar a correlação entre o mundo real e averdade espiritual; ≥ 1500 - Paradigma Renascentista; – ‘Renascer’ das ciências, desvinculação dos dogmas de cunho teológico; (Copérnico, Bruno, Kepler, Galileu, Descartes, etc) ≥ 1700 - Paradigma do Mundo Mecanicista e do Determinismo; – (Newton, Laplace, Kant, Clausius, Kelvin, etc) ≥ 1900 - Paradigma da Teoria da Relatividade e da Mecânica Quântica; – (Einstein, Planck, Heisenberg, Bohr, etc) ≥ 1950– Paradigma Holista e Teoria Geral de Sistemas;









2

06/09/2012

Antes da Idade Média (Trevas)
“O átomo é um elemento corpóreo, invisível pela sua pequenez e não divisível. Os átomos diferem só pela forma e pela grandeza; unindo-se e desunindo-se no vácuo, determinam o nascimento e a morte das coisas, e dispondo-se diferentemente determinam a sua diversidade.”
(Leucipo eDemócrito elaboraram essa noção no séc. V a. C.)

Aristóteles comparou-os às letras do alfabeto, que diferem entre si pela forma e dão lugar a palavras e a discursos diferentes, dispondo-se e combinando-se diferentemente.”

3

06/09/2012

Atomismo ou Visão Atomista
Parte do pressuposto de que a realidade pode ser decomposta em partes. As partes serão decompostas até uma parteIndivisível, elementar e portanto não mais redutível, entendido como o elemento ultimo do mundo (Átomo). A concepção da teoria atômica, foi a base do pensamento e da consequente tentativa de explicar o mundo pela visão mecânica. As qualidades dos corpos dependem, portanto, da configuração, da ordem ou do movimento dos Átomos.

- Resumo Concepção Atomística
O mundo ou o que importa para qualquer entidade,pode ser explicado pelo entendimento das suas partes.

4

06/09/2012

Mudança de Princípios
Os princípios do reducionismo, pensamento analítico e do mecanicismo, que influenciaram a teoria clássica, em 1916, foram substituídos pelos princípios opostos do expansionismo, do pensamento sintético e da teleologia.

Reducionismo
O reducionismo discute teorias científicas, de fenômenos queexplicam, em um nível inferior, e podem ser deduzidos em explanações para um nível mais alto. Podem ser reduzidas as realidades e, a nossa experiência a vários elementos básicos indivisíveis. Também propriedades qualitativas são possíveis de se reduzir a quantitativo. Se a cor pode ser reduzida a uma pergunta de comprimento de onda, organizações complexas tais como as empresas, ser podem ser separadasem partes, sem que haja uma perda das suas características essenciais.

5

06/09/2012

Princípio do Pensamento Analítico
Proposta de Renê Descartes (Cartesianismo)

Decompor (análise) até a menor partícula Analisar, estudar, compreender a partícula A partir da parte generalizar, deduzir as propriedades e comportamentos para o todo.

“Renê Descartes criou o método do pensamentoanalítico, que consiste em quebrar fenômenos complexos em pedaços afim de compreender o comportamento do todo a partir das propriedade das suas partes”

Expansionismo
O expansionismo é o princípio que sustenta que todo fenômeno é parte de um fenômeno maior. O desempenho de um sistema depende de como se relaciona com o todo maior que o envolve e do qual faz parte. Obs.: O expansionismo não nega que cadafenômeno seja constituído de partes, mas a sua ênfase reside na focalização do todo do qual aquele fenómeno faz parte.

6

06/09/2012

Pensamento Sintético
Segundo o pensamento sintético, o fenômeno que se pretende explicar é visto como parte de um sistema maior e é explicado em termos do papel que desempenha nesse sistema maior. Os órgãos do organismo humano, por exemplo, são...
tracking img