Teoria geral de administracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2017 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Geral da Administração
A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO NA ORGANIZAÇÃO

RESUMO

Nos dias atuais é fundamental para uma organização ter uma boa administração, na qual o gestor deve ter uma boa visão de mercado, para que seja possível elaborar um bom planejamento, organizando, liderando, controlando e empreendendo para que dessa forma construa bons alicerces para poder tornar suaorganização, uma organização de sucesso.

1 INTRODUÇÃO

Nesse trabalho iremos abordar a importância da administração e o papel do administrador nas organizações. A importância de uma boa administração. Iremos focar no que achamos primordial para uma boa gestão, nesse sentido iremos abordar a questão do planejamento, da estrutura de organizar e controlar uma organização.

2 CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO Segundo PRIBERAM (2008), a administração é o "conjunto de normas e funções cujo objetivo é disciplinar os elementos de produção e submeter à produtividade a um controle de qualidade, para a obtenção de um resultado eficaz, bem como uma satisfação financeira”.

Administração é o ato ou processo de gerir, trabalhar com pessoas para realizar metas tanto da organização quanto de seus componente.Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de solução a fim de alcançar objetivos.

Neste sentido DRUCKER, (2001, p.38) afirma que:

[...] A administração é necessária em todas as organizações modernas. De fato, logo percebemos que ela é ate mais necessária em organizações que não são empresas privadas, sejam não lucrativas ou não governamentais ou agenciasgovernamentais. Essas organizações precisam de admiração mais exatamente porque não dispõem da disciplina de resultado financeiro sob qual a empresa opera. [...] Agora sabemos que a administração é uma função genérica de todas as organizações, qualquer que seja sua missão especifica. É o órgão genérico da sociedade do conhecimento.

As organizações atuais enfrentam inúmeros desafios e cada vezmais tem procurado se aprimorar e desenvolver uma boa estratégia de administrar para cumprirem seus objetivos. Podemos concluir que administração é necessária em todos os tipos de atividades organizadas e em todos os tipos de organização.

Segundo MARQUES, (1994, p.26) “A natureza do trabalho administrativo é lidar com o volume cada vez maior de informações cujo formato final, geralmente, mas nãonecessariamente, “cai” sobre uma folha de papel”.

Desse modo de observar, a informação se transforma na maior estratégia para ser administrar bem uma organização.

3 ESTAGIO DO PLANEJAMENTO 

A importância de planejar, organizar e priorizar as ações do dia a dia é um ato duro e estressante, porem, naturalmente fazemos isso e nem percebemos.

A necessidade de preparar atividades, orientaras tarefas de pessoas e formalizar um orçamento fez com que as organizações adotassem o conceito de planejamento à sua estrutura.

O setor administrativo em uma organização tem uma enorme responsabilidade, é ele quem toma as decisões, que opta por uma alternativa, muitas vezes são decisões indispensáveis e podem influenciar no comportamento do individuo e da organização.
É o setor administrativoque faz o planejamento, um processo onde se decide antecipadamente o que se vai fazer, como se vai fazer, como colocar em pratica, ele visa o objetivo e o desenvolvimento, como vão se colocar os objetivos em pratica.
O planejamento é a função chave da administração, que fornece aos indivíduos e as organizações os meios que eles necessitam para fazer frente a ambientes dinâmicos, complexos e emconstantes transformações.
O processo de administração estratégica tem início com a análise do ambiente, com o procedimento de monitorar o ambiente organizacional para afastar os riscos e as oportunidades presentes e futuras.

A implantação do planejamento dentro das organizações deve ter a participação de todos os setores. Tornando interessante a formação de grupos para discutir os assuntos...
tracking img