Teoria geral da administracao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1595 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TGA

Teorias Administrativas
As teorias administrativas surgem como forma de permear as relações de trabalho, de modo à analisar o comportamento do homem, os fatores que interferem nesse comportamento e os resultados desse trabalho.
O pensamento administrativo acompanha momentos históricos, políticos e sociais e se diferem entre si pela ênfase em certos tópicos e conteúdos específicos. Noentanto, todas as teorias divergem para cinco temas em comum: pessoas, ambiente, estrutura, tarefas e tecnologia.
Segundo Jean-Jacques Rousseau, na Teoria do Contrato Social, o homem constitui um ser de natureza pacífica e acaba por ser deturpado pela sociedade. Karl Marx e Engels defendiam a teoria do Estado como força da dominação sobre o homem. No Marxismo a natureza humana limitada no seu tempoe espaço se opõe ou desejo idealista.
Tanto a Igreja Católica como a organização militar tinham como influência o poder centralizado, porém o segundo determinou a divisão por hierarquia tendo como preceitos a disciplina e a unidade de direção, mostrando a importância de que todos os envolvidos tivessem ciência de suas funções e dos objetivos finais.
Os economistas influenciaram as teoriasadministrativas com o conceito de livre concorrência, motivadas pelas drásticas mudanças ocorridas no setor industrial como a produção em larga escala e a divisão do trabalho.
Com o início da Revolução Industrial, os produtos deixam de ser fabricados por estrutura familiar de forma artesanal e passam a fabricação por complexo industrial com o surgimento das máquinas a vapor, em seguida a invenção domotor a combustão e eletricidade, aumento da demanda trabalhista, produção em larga escala, péssimas condições de trabalho, conflitos trabalhistas, cenário em que foi criado a primeira lei trabalhista na Inglaterra.

Teoria Científica
Surgiu durante a Revolução Industrial teve como base a divisão do trabalho, a especialização do trabalhador, a padronização das tarefas, a gratificação no salário.Acreditava-se que quanto maior a gratificação salarial maior a produção, observou-se também à influência do ambiente no aumento da produção, como a melhora da ventilação e iluminação. Com a especialização do trabalhador também surgiu à especialização do elemento supervisor, na qual o operário passa a reportar a diferentes supervisores as diferentes tarefas.
Dentre as críticas a essa teoria há ofato de não levar em consideração as relações humanas, de forma a tratar o ser humano como parte da engrenagem, pesquisas posteriores comprovaram que a especialização do trabalhador não é compatível com o aumento da produção.
Na enfermagem essa teoria ainda tem relevância, pois é evidente a segregação do trabalho entre a equipe, deixando os cuidados integrais somente para pacientes graves, háainda, a preocupação com o "como fazer" e com a elaboração e adoção de manuais.

Teoria Clássica
O precursor da Teoria Clássica, Henry Fayol mostrava-se muito preocupado com a organização que se estabelece diante de uma adequada estrutura e o funcionamento compatível com essa estrutura, essa preocupação fez com que os adeptos dessa teoria fossem denominados "anatomistas" e "fisiologistas daorganização.
Acreditava-se que as empresas tinham seis funções em comum: técnica, comercial, financeira, segurança, contábil e administrativa.
A função administrativa tem como características prever o futuro e traçar o programa de ação, organizar de forma a constituir o duplo organismo social e material da empresa, coordenar provocando a união de todos os atos e esforços, comandar na direção dosrecursos humanos e controlar de modo a velar para que tudo ocorra conforme proposto.
Enfatizou-se os princípios da divisão de trabalho, autoridade, responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, subordinação do interesse particular pelo interesse geral, remuneração, hierarquia, equidade.
Em relação aos recursos materiais definiu-se que cada coisa deve permanecer em seu lugar,...
tracking img