Teoria geral da administraçao

Páginas: 5 (1044 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2011
Trabalho

de

TGA

Faculdade Alfredo Nascer

Aluna: Marina Carvalho de Souza

1 Oposição Cerrada à Teoria Clássica

 
Em muitos aspectos, a Teoria das Relações humanas foi diametralmente oposta à Administração Científica: os fatores considerados decisivos e cruciais por uma escola, mal eram focalizados pela outra, e as variáveis que uma considerava centrais eram quase ignoradas pelaoutra. Ex: Abordagem básica. 
TEO Clássica: Engenharia humana - adaptação do homem a maquina e vice-versa. 
TEO das Relações Humanas: Ciência social aplicada-adaptação do homem à organização e vice-versa.
Em termos simplificados, a Teoria Clássica vale para condições e situações mais estáveis, enquanto a Teoria das Relações Humanas parece mais apropriada às condições e situações dinâmicas emutáveis. Assim uma teoria não poderia deslocar a outra.

2 Inadequadas visualização dos problemas de ralações industriais

Elton Mayo, em particular, e a escola das relações humana. Enquanto os outros autores não viam o conflito industrial uma vez que acreditava na perfeita compatibilidade entre os interesses da empresa e dos empregados. Os autores da escola das relações humanas enfatizavam oconflito industrial entre os interesses da organização e os interesses dos empregados como basicamente indesejável. Assim procuravam promover a harmonia industrial descurando-se das importantes funções social do conflito.
A função do administrador passa a ser substancialmente de solucionar conflitos, visando implantar medidas capazes de prover relações humanas e harmoniosas.
Com isso foram criadossete pontos eficazes de relações humanos no trabalho.
• Necessidade de utilizar generalizações interdisciplinares.
• A importância da participação dos empregados
• Estudo dos papeis sociais que os empregados desembrenham na organização
• Função da comunicação, da liderança e da motivação.
• A necessidade de trabalho em que equipe
• A constatação que a organização e umsistema social
• Desenvolvimento da habilidade do administrador em relação humana.

3. concepção ingênua e romântica do operário

Outro aspecto dessa inadequada visualização dos problemas das relações industriais é exatamente a concepção ingênua e romântica do operário desenvolvida por essa teoria. Os autores das décadas de 1940 e 1950 imaginavam um trabalhador feliz, produtivo eintegrado no ambiente de trabalho. Com tudo, essa imagem nem sempre foi confirmada por pesquisas posteriores, que descobriram trabalhadores felizes e improdutivos, descaracterizando a correlação entre satisfação e produtividade.

4 Limitação do Campo Experimental

 
Os autores da escola de Relações Humanas  pelo menos os do grupo de Elton Mayo limitaram-se ao mesmo ambiente restrito de pesquisa daAdministração Científica: a fábrica. Deixaram de verificar outros tipos de organizações como: bancos, hospitais, universidade, etc. O que reduz a aplicabilidade das suas teorias e conclusões. Além disso, “a Escola das Relações Humanas só examina as relações entre pessoa X grupo na área da empresa, mas não as ultrapassava’’”.

5. Parcialidade das conclusões

Enquanto a Teoria Clássica serestringiu à organização formal revelando "escassez de variáveis", isto é, abrangendo um pequeno número de variáveis, para explicar seus pontos de vista, a Teoria das Relações Humanas também se mostra pareia lista, restringindo-se à organização informal e sofrendo da mesma escassez de variáveis, enfatizando os aspectos informais da organização e relegando os aspectos formais a um plano inferior. 51 Mesmona abordagem dos fatores humanos, onde essa teoria mais se concentrou, as conclusões de Mayo não vão ao fundo do problema.

6. Ênfase nos grupos informais

A Teoria das Relações Humanas concentra-se no estudo dos grupos primários como seu principal campo de atuação. Supervaloriza a coesão grupal como condição de elevação da produtividade. Para Mayo "na indústria e em outras situações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Geral da Administração
  • Tga teoria geral da administracao
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração (tga)
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!