Teoria geral da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3178 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS PROFESSOR:
DISCIPLINA: TEORIA BÁSICA DA ADMINISTRAÇÃO Turma/Etapa: ____ Data: / /____
Nomes dos Alunos | Código de Matrícula | Nota |
| | |

RESOLUÇÃO - MÓDULO 01 - DIREÇÃO
01 – Respostas

a) R: Os elementos da liderança são: PODER, PESSOAS e INFLUÊNCIA.
No caso do enunciado, o único elemento abordado refere-se a PESSOAS.Isso pode ser observado na abordagem que procurou destacar as pessoas (os melhores) que são caracterizados e distinguidos através dos cinco pontos principais: agilidade de atuação e de tomada de decisões, engajamento, estímulo a inovação e á diversidade, incentivo á colaboração e estímulo ao aprendizado com erro.

b) A perspectiva ou liderança contingencial tem na sua essência a concepção ouidéia de que, para ser eficaz, o estilo tem de ser apropriado à situação. E para que isso aconteça, as empresas globais devem educar os seus líderes ou gestores a trabalharem com uma grande diversidade de mão-de-obra, mercados e consumidores diferenciados. Adicionalmente, tais empresas oferecem também treinamentos muito mais abrangentes e que focalizam o desenvolvimento das capacidades dos seusgestores, oferecendo também o histórico do aprendizado das empresas nos diversos mercados em que atuam.

c) A teoria do reforço argumenta que existem quatro métodos de reforço ou de modificação do comportamento, representados pelo reforço positivo; pela aprendizagem da abstenção (ou reforço negativo); pela punição e extinção.

No texto, aparecem dois métodos, que são o reforço positivo e aaprendizagem da abstenção (ou reforço negativo). Nesse último, os funcionários sabem que ao fazerem o que a empresa espera, serão beneficiados e não sofrerão consequências desagradáveis, como não serem promovidos.

RESOLUÇÃO - MÓDULO 02 - MARKETING

01 – Respostas
a) R: A segmentação de mercado compreende a forma com que uma empresa encontra ou busca de diferenciar os consumidores edividi-los em grupos internamente homogêneos quanto a suas necessidades. Nesse caso, os consumidores foram diferenciados por pertencerem a um público de cerca de 1 milhão de milionários.
A definição de mercado ou seleção de mercado-alvo refere-se ao mercado que as empresas pretendem atingir. No caso do enunciado, todas as empresas estão buscando servir ou atuar dentro do mesmo mercado-alvo, que é omercado das marcas de luxo na China.
Em relação ao posicionamento de marketing ou o posicionamento que os produtos devem ocupar na mente dos consumidores-alvo, observa-se o destaque dado ao termo premium, isto é, todas as empresas procuram associar os seus produtos às características diferenciadoras dos produtos identificados como sendo desta categoria (premium).

b) R: O Mix de Marketing dasempresas é composto por quatro conjuntos de variáveis que são: preço, produto, distribuição e comunicação.
No caso deste texto, aparecem referências às variáveis: produto (diferenciados, de luxo), distribuição (pontos de venda exclusivos das próprias marcas) e comunicação (destacam a notoriedade e estimulam a compra ao associarem a imagem dos produtos às suas características premium)

c)R: Os aspectos associados à aquisição e retenção de clientes estão associados às atividades de reconhecimento da marca dos produtos, do tipo Premium, junto ao consumidor chinês. Percebe-se neste caso, que tais consumidores estão adquirindo de modo crescente, artigos de luxo, o que tem permitido às empresas ampliarem o número de clientes (adquirindo mais clientes, conforme detalhado no aumento dasvendas e ganhos associados ao mercado chinês).
Sobre o aspecto de retenção, não há nada explicitamente detalhado no texto embora se saiba que as características exclusivas e diferenciadoras dos produtos contribuem para que essa retenção ocorra.

d) R: O conceito ou influência do valor premium, significa que caso esta percepção de um produto ou serviço seja reconhecida pelos consumidores,...
tracking img