Teoria geral da administração

Páginas: 38 (9303 palavras) Publicado: 15 de abril de 2011
2.1 Administração Científica
Este capítulo aborda os principais conceitos referentes à teoria científica da administração, com enfoque descritivo prescritivo e que tem Winslow Taylor seu mais proeminente teórico, abordando a vida e obra de Taylor assim como suas contribuições e de outros teóricos para formação da administração cientifica.
Os principais aspectos desenvolvidos por tal teoriasão: organização racional do trabalho, estudo dos tempos e movimentos, aumento da escala e do escopo produtivo, definição de tempos padrão e dos princípios de administração do trabalho.O capitulo procura delinear da forma mais clara possível todos os aspectos de tal teoria.
2.1.1Taylor e Administração Científica
Inúmeros foram os teóricos que contribuíram para a consolidação da administraçãomoderna, entre os principais destaca-se Frederick Winslow Taylor que é considerado o pai da organização cientifica do trabalho(TAYLOR, 1990, p.9). Taylor juntamente com seus correligionários esforçaram-se em estabelecer técnicas e leis claramente definidas para elevar a produtividade das fábricas e diminuir os empecilhos a tal objetivo, certamente foi uma tarefa árdua, entretanto a determinaçãoinabalável e o espírito inquieto já existiam no coração e no intelecto dos primeiros administradores, fazendo com que as dificuldades que existissem ao longo do caminho fossem superadas, houveram também contribuições indiretas de outros pesquisadores que não necessariamente estavam focando suas pesquisas em solucionar os grandes problemas que afligiam as indústrias da época.
Frederick WinslowTaylor nasceu em 1856, na Pensilvânia, pertencente a uma família abastada. Apesar de ter sido admitido na Escola de Direito de Harvard Taylor tornou-se trabalhador manual.
Em 1911 escreveu a obra Fundamentos da administração científica, sua leitura tornou-se imprescindível para os que desejam desafiar os caminhos da administração.Nela Taylor afirma que o objetivo elementar dos sistemasadministrativos quando aplicada na área industrial era garantir a satisfação e a prosperidade para ambos os lados tanto empregado quanto empregador,este conseguindo o uma maior margem de lucro alem do crescimento e competitividade da empresa frente a seus concorrentes enquanto aquele receberia salários de valor mais elevado do que normalmente recebia executando a mesma função, sendo a sua força produtivautilizada da maneira mais eficiente possível evitando assim a fadiga e sempre que conveniente direcionado a executar tarefas para as quais tem uma habilidade natural.sem a busca e conseqüente alcance desses objetivos a administração perde o seu motivo de existir.
O aumento da produtividade dependia da organização e implantação de práticas administrativas. Esta forma de pensamento foidesenvolvida por Taylor durante os 12 anos que trabalhou na usina siderúrgica de midvale steel, na mesma ingressou como trabalhador e terminou como engenheiro chefe, durante esse período formou-se mestre em engenharia, começou a fazer estudos e desenvolveu alguns dos diversos aprimoramentos técnicos a fim de maximizar a produtividade.
Entre 1890 e 1893 foi gerente geral de uma empresa fabricante depapel. Tamanho foi o sucesso de Taylor na resolução de problemas nas empresas que em quando saiu da mesma tornou-se consultor.
Em 1893 foi chamado para trabalhar com exclusividade para uma siderúrgica de grande porte, a Bethlehem Steel, na qual continuou estudos com relação à administração científica. Nessa mesma empresa Taylor em parceria com J. Maunsel White inventaram uma técnica para otratamento térmico do aço que ficou conhecido como processo de Taylor-withe, essa técnica gerou aprimoramento de 200 a 300% na capacidade de corte. (Maximiano, 2006)
Em 1901 deixou a Bethlehem e retornou para Filadélfia, onde se dedicou a divulgação da administração Cientifica. Em 1910, foi criada a Sociedade para a Promoção da Administração Cientifica que se tornou, em 1915, ano de sua morte,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Geral da Administração
  • Tga teoria geral da administracao
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração (tga)
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!