Teoria geral da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Geral da Administração

Como surgiu a administração?

A administração surgiu do resultado histórico da contribuição de vários precursores, filósofos, físicos, economistas, estadistas e empresários que com o tempo foram divulgando suas obras e teorias.
A história mostra que empreendimentos militares, sociais, políticos, econômicos e religiosos foram os primórdios para a relação poder edecisão. Mas essa estrutura hierárquica vem desde Platão, Aristóteles entre outros. Mas a Ciência da Administração somente apareceu mesmo no século XX, mas foram séculos de preparação para que hoje ela se tornasse uma área de conhecimento humano.

Cronologia dos primórdios da administração

Na Mesopotâmia, em 3.000 a.C, houve a necessidade de planejar. Foi onde existiram os primeirosdirigentes e funcionários administrativos. Já no ano 2.600 a.C, os Egípcios começaram a construção de Grande Pirâmide, onde houve a necessidade de planejamento, organização e controle. Em 2.400 a.C, com o Imperador Yao, na China, usou-se o principio da assessoria para dirigir um país de forma descentralizada. Em 1.800 a.C, surgiu o Código de Hamurábi, na Babilônia, tendo evidências do uso da escrituraçãoe o estabelecimento do salário mínimo. Voltando ao Egito, em 1.600 a.C, ocorreu a descentralização do reino e surgiu a logística militar. Com os Hebreus em 1.400 a.C, ocorreu o conceito de organização e princípio escalar.
Depois de esses princípios surgirem, a política no Mundo Velho passou a ser outra. Em 800 a.C, começou o Império Romano que durou por 12 séculos e seria o estopim daAdministração Moderna, pois seu exercito durante os séculos seguintes viraria modelo que influenciaria as outras nações na organização de seus exércitos e no mesmo período, na China ocorreu o princípio da estratégia e comportamento gerencial.
Já séculos pós-Cristo, em 1.400, Veneza utiliza a contabilidade de custos, numeração de peças em inventários, técnicas de administração de suprimentos e linha demontagem para equipar navio. Na Itália, Machiavelli, em 1.500, publica o livro O príncipe, ensinando a arte de governar, enunciado das qualidades de liderança e táticas políticas. Adam Smith, na Inglaterra, descreve e elogia o princípio da divisão de trabalho e especialização dos funcionários. No mesmo período, foi criada por James Watt a Fundição Soho, que criaria inovações administrativas, comopadronização do trabalho, especificação de peças e ferramentas, previsão de vendas, planejamento de produção, festas, bonificações de Natal para os empregados, contabilidade e auditoria. Já no século XIX, Robert Owen inicia a prática de pessoal e treinamento.
A partir do início do século XX, após a 2ª Revolução Industrial, começaram surgir os principais precursores da administração, tendo iníciocom a Administração Científica, destacando Frederic W. Taylor que juntamente a outras pessoas, compartilhavam de esforços para desenvolver princípios e técnicas de eficiência que possibilitassem resolver os maiores problemas das empresas industriais. Com vivência em indústrias, ele começou a observar problemas nas operações fabris, como a falta de divisão de responsabilidades, falta de incentivopara melhorar o desempenho dos trabalhadores, falta de liderança e conhecimento por parte dos chefes, falta de integração entre os departamentos das empresas, falta de técnica e aptidão dos trabalhadores e conflitos entre capatazes e operários a respeito da quantidade de produção.
Foi a partir dessas observações que Taylor procurou resolver esses e outros problemas que eram comuns nas empresas,dando inicio ao taylorismo e surgindo assim a Administração científica. A primeira fase foi resolver problemas salariais, buscou eliminar o desperdício da ociosidade operária que reduziria o custo de produção e criou o sistema de administração de tarefas, organizando as linhas de produção e montagem, conquistando assim eficiência na produção. Era defendido então os seguintes princípios, boa...
tracking img