Teoria geral da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1692 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociedade de Ensino Universitário do Nordeste
Curso de Ciências Contábeis

Hélio Márcio

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO

Maceió 2009
Hélio Márcio

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO

Pesquisa solicitada pelo professor Paulo Acioly, como pré requisito para obtenção de nota para a 2ª avaliação

Maceió 2009

1. Explique a TeoriaEstruturalista como teoria de crise.
R – A Teoria Estruturalista é denominada “teoria de Crise”, pois tem mais a dizer sobre os problemas e patologias das organizações complexas do que com a sua normalidade. Os autores estruturalistas são críticos e revisionista, procurando localizar nas organizações o núcleo de suas problemáticas.

2. Explique a Teoria Estruturalista como teoria de transição emudança.
R – A Teoria Estruturalista é uma teoria de transição e de mudança, em que o campo todo parece estar em um estado de crescimento acelerado, faltando ainda uma exata definição dos componentes e relações que a teoria de sistemas definiu posteriormente. Os estruturalistas queixam-se freqüentemente de que certas áreas de estudo carecem de estudo e de definição, como o estudo do ambiente,das relações interorganizacionais etc.
3. Faça um confronto entre a Teoria da Burocracia e a Teoria Estruturalista.
R – Burocracia é uma forma de organização humana que se baseia da racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. E a estrutura é o conjunto formal de dois ou mais elementos eque permanece inalterado seja na mudança, seja na diversidade de conteúdos, isto é, a estrutura mantém-se mesmo com a alteração de um dos seus elementos ou relações.

4. Mencione os principais expoentes da Teoria Estruturalista.


5. Explique a abordagem mais descritiva e menos prescritiva da Teoria Comportamental.
R – A análise descritiva (que mostra o que é) e a análise prescritiva (quemostra o que deve ser) são aspectos importantes no estudo do comportamento organizacional. Enquanto a abordagem da Teoria Clássica, Neoclássica e da Teoria das relações humanas era prescritiva e normativa (preocupação em prescrever como lidar com os problemas administrativos, ditando princípios ou normas de atuação, o que deve e o que não deve ser feito), a abordagem da teoria comportamental édescritiva e explicativa (preocupação em explicar apenas, sem ditas princípios ou normas de atuação). Os behavioristas preocupam-se mais em explicar e descrever as características do comportamento organizacional do que em construir modelos e princípios de aplicação prática. Nisto reside a dificuldade de aplicação nessa teoria, que pouco tem de normativa, mais cuja riqueza conceitual éimpressionante.
6. Explique a profunda reformulação na filosofia administrativa através da Teoria Comportamental.
R – O antigo conceito de organização baseado no esquema autocrático, coercitivo e de diferenciação de poder (autoridade x obediência) é bastante criticado. Em contraposição a ele, os behavioristas mostram um novo conceito democrático e humano de “colaboração-consenso” e de “equalização do poder” ATeoria Comportamental privilegia as organizações democráticas, menos estruturadas hierarquicamente e menos autocráticas, baseadas na equalização do poder.
Os meios para desenvolver condições satisfacientes nas organizações são:
a) Delegação de responsabilidades para as pessoas alcançarem objetivos conjuntos.
b) Utilização de grupos e equipes de trabalho semi-autônomos
c) Enriquecimento docargo (amplitude de variedade e de significado)
d) Retroação (feedback), como elogios e críticas construtivas sobre o desempenho.
e) Treinamento e desenvolvimento das pessoas.

7. Explique as dimensões bipolares da Teoria Comportamental.
R - Os principais temas da teoria comportamental são abordados em dimensões bipolares, como:
a) Analise Teórica x Empírica
O estudo do comportamento...
tracking img