Teoria geral administração

Páginas: 7 (1709 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2010
A pisicologia e seu desenvolvimento histórico
Ao final dests aula vc será capaz de

definir psicologia;

conhecer aspectos do desenvolvimento histórico da psicologia;

compreender a utilidade da psicologia em outras áreas do conhecimento humano.

A psicologia é uma ciência que tem cada vez mais despertado o interesse das pessoas.

Rotineiramente os jornais informam sobre violênciascometidas por pessoas e os efeitos do estresse sobre o comportamento e a saúde.
O comportamento, de acordo com a psicologia, é sempre um resultado da soma de diversas variáveis como, por exemplo, os traços de personalidade, a percepção que fazemos das outras pessoas ao nosso redor, o estado emocional, as condições de saúde, os condicionamentos etc.
Poucos crimes chocaram tanto a populaçãobrasileira no ano de 2008 quanto o que envolveu o casal Nardoni que, ao que tudo indica, tirou a vida da menina Isabela, de 5 anos e o de Lindemberg Fernandes, que manteve em cárcere privado e matou após 10 dias a ex-namorada Elloá.

Situações como essas instigam o imaginário das pessoas e, mais do que isso, as levam a refletir sobre o que motiva alguém a este tipo de atuação.  
Esta é a letra gregaPsi, símbolo da Psicologia. Clique sobre ela para ver uma definição.
A Psicologia, em pleno desenvolvimento e ascensão, se ocupa do estudo do comportamento, podendo ser definida como a ciência que estuda o comportamento de todos os animais e os processos mentais.
São processos mentais: a percepção, a memória, a aprendizagem, a linguagem etc.
Nem sempre a psicologia dispôs de seus atuaisinstrumentos de pesquisa. Como toda ciência, teve seu período de surgimento e vem se desenvolvendo até os dias atuais.
A seguir, vamos fazer uma breve análise de seu desenvolvimento histórico.
O desenvolvimento da psicologia é compatível com a evolução nos estudos em anatomia humana e das ciências como um todo.

A compreensão do comportamento humano sempre foi de bastante relevância, mas por muito tempoesteve limitada às crenças do Homem Antigo.
Mesmo após a admissão de que a fisiologia orgânica poderia explicar o comportamento, as “descobertas” iniciais eram passíveis de erro.

Aristóteles 387 à 335 A.C. chegou a defender a ideia de que o coração era a sede dos processos mentais.
Desde a Antiguidade, a mente foi sempre um tema bastante explorado pelos estudiosos, que eram instigados pelasatitudes, crenças, diferenças de comportamento, sociabilidade maior para uns do que para outros, capacidade criativa e, é claro, as condutas percebidas como fora de padrão social.
Em 1637, portanto, num salto histórico considerável, René Descartes propõe a interação mente e corpo, salientando o fato destas estruturas serem indissociáveis e abrindo, assim, um precedente para o estudo da químicacerebral.

Desta forma, admite-se que o comportamento é regido pelo cérebro e que nele estaria a explicação para os desequilíbrios que pudessem ser percebidos.
A Associação do cérebro à conduta motivou, entre outras coisas:
a criação do primeiro laboratório experimental de psicologia em 1879, na Alemanha;
estudos sobre memória e aprendizagem;
a publicação de Sigmund Freud, em 1900, de “Ainterpretação dos sonhos”, que provocou bastante polêmica;
a fundação da Sociedade Britânica de Psicologia em 1901;
pesquisas sobre condicionamento, sexualidade, percepção e ajustamento social, e tantas outras que ocupam o universo da pesquisa psicológica até os dias atuais.
Vale ressaltar que a Psicologia trouxe um grande incremento para as ciências médicas, em geral, pela associação estabelecidaentre a saúde e as emoções humanas.
Uma vez comprovado que a tristeza faz cair a nossa capacidade imunitária e que o estresse gera as chamadas doenças psicossomáticas, temos que ficar mais atentos ao próprio equilíbrio emocional.

Além disso, as pessoas com mais habilidades sociais e que, por isso, dificilmente se percebem sozinhas apresentam uma postura mais confiante e otimista diante da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Geral da Administração
  • Tga teoria geral da administracao
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração (tga)
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!