Teoria geral administração

Páginas: 57 (14182 palavras) Publicado: 9 de abril de 2011
estruturas convencionais. Essas novas circunstâncias, tem sua origem na Teoria Comportamental, nos consultores de dinâmica de grupo e comportamento organizacional ampliando sua área de atuação chegando a abordar a organização como um todo, assumindo a abordagem sistêmica e passou a ganhar áreas de teoria administrativa.
Na Era Industrial Neoclássica, em função das mudanças e transformação,houve uma reformulação das teorias anteriores (Teoria Neoclássica, Teoria Estruturalista e Teoria Comportamental), alem do surgimento da ênfase na tecnologia (Teoria Neo-estruturalista) e no ambiente.
A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela Teoria da Contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada teoria administrativa procurouprivilegiar ou enfatizar uma das cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais, provocando a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA.

1- Fundamentos da Administração e Ênfase nas tarefas

Neste capitulo, vamos abordar a administração e algumas contribuições de precursores, economistas, estadista eempresários que no decorrer dos tempos vem desenvolvendo e divulgando suas teorias sendo uma delas a ênfase nas tarefas.
1.1: Segundo Chiavenato (2004) a administração com pouco mais de cem anos constitui resultados históricos e integrados de contribuições que se desenvolveram ao longo dos tempos, por isso a moderna administração utiliza conceitos e princípios empregados nas Ciências, Matemática, CiênciasHumanas, Ciências Físicas, como também no Direito na Engenharia na Tecnologia da Informação, etc. O início da história da administração foi predominantemente uma história de cidades, de países, governantes, exércitos e da Igreja. A Revolução Industrial provocou o surgimento das fábricas e o aparecimento da empresa industrial e, com isso, provocou as seguintes mudanças na época: Aparecimento dasfábricas e das empresas industriais; Substituição do artesão pelo operário especializado; Crescimento das cidades e aumento da necessidade de administração pública; Surgimento dos sindicatos como organização proletária a partir do início do século XIX. Somente a partir de 1890 alguns deles foram legalizados; Início do marxismo em função da exploração capitalista; Doutrina social da Igreja paracontrabalançar o conflito entre capital e trabalho; Primeiras experiências sobre administração de empresas; Consolidação da administração como área de conhecimento; Início da Era Industrial que se prolongou até a última década do século XX.
De acordo com o mesmo autor, nos dias de hoje, a administração revela-se como uma área do conhecimento humano repleta de complexidades e desafios. O profissionalque utiliza a administração como meio de vida pode atuar nos mais variados níveis de uma organização, desde o nível hierárquico de surpervisão elementar até o nível de dirigente máximo da organização e todas as atividades relacionadas à produção de bens (produtos) ou prestação de serviços (atividades especializadas) são planejadas, coordenadas, dirigidas, executadas e controladas pelas organizaçõesesta dentro das funções da Administração.
A Teoria Geral da Administração (TGA) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da Administração em geral, não se preocupando onde ela seja aplicada, se nas organizações lucrativas (empresas) ou se nas organizações não-lucrativas. Em função dos aspectos exclusivos de cada organização, o administrador define estratégias, efetua diagnósticosde situações, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade. Ele não é apenas analisado pelas organizações por seus conhecimentos tecnológicos de Administração, mas, principalmente, por seu modo de agir, suas atitudes, conhecimentos, habilidades, competências, personalidade e filosofia de trabalho. O sucesso do administrador depende mais do seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria Geral da Administração
  • Tga teoria geral da administracao
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração (tga)
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração
  • Teoria geral da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!