Teoria funcionalista x teoria hipodermida

510 palavras 3 páginas
Teoria Funcionalista

A teoria funcionalista estuda as funções que as mídias exercem na sociedade, principalmente sobre o “mass media” (mídia de massa).

Estuda o papel da mídia na sociedade e não mais apenas os seus efeitos. O indivíduo deixa de ser analisado apenas por seu comportamento, e passa a ser estudado por sua ação social, os valores que considera e os modelos sociais que adquire em comunidade.

A Teoria Estrutural Funcionalista foi desenvolvida por Harold Lasswell em sua preocupação de analisar e associar ligação entre os meios de comunicação e o seu público. A teoria de Lasswell tinha como princípio quatro perguntas básicas : quem diz? Em qual meio? Para quem? E com qual consequência?
A teoria aborda constantemente a relação indivíduo, sociedade e mídia de massa, numa preocupação com o equilíbrio do sistema social .

Teoria Hipodérmica é assim definida por basear-se da suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta, sem encontrar resistência do receptor, como uma agulha hipodérmica, que perfuram a pele sem dificuldade. A passividade do receptor é a principal característica do indivíduo nesta teoria. é tida como limitada, por ter uma visão extremamente simples, considerando a massa de indivíduos receptores completamente homogênea, desconsiderando qualquer particularidade social, política, religiosa ou histórica. Nela, todos os indivíduos são pensados como equivalentes e presume-se que recebam as mensagens da mesma forma.
Teoria hipodérmica X Teoria funcionalista duas visões que se diferem com relação ao uso e poder da mídia: a dos funcionalistas, que são aqueles que acreditam no poder de vontade e crítica do receptor, ou seja, o receptor é forte.
E a dos hipodérmicos, que analisam o receptor como fraco devido a sua incapacidade de saber o que quer, por isso, alguém deve mostrar o que ele realmente necessita. Na ultima visão a forma de recepção é aceita e não contestada, como se a pessoa que recebesse a

Relacionados