Teoria evolucionista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4808 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA EVOLUCIONISTA

Várias teorias evolutivas surgiram, destacando-se , entre elas, as teorias de Lamarck e de Darwin. Atualmente, foi formulada a Teoria sintética da evolução, também denominada Neodarwinismo, que incorpora os conceitos modernos da genética ás idéias essenciais de Darwin sobre seleção natural.

A TEORIA DE LAMARCK
Jean-Baptiste Lamarck ( 1744-1829 ), naturalista francês,foi o primeiro cientista a propor uma teoria sistemática da evolução. Sua teoria foi publicada em 1809, em um livro denominado Filosofia zoológica.
Segundo Lamarck, o principio evolutivo estaria baseado em duas Leis fundamentais:
Lei do uso ou desuso: o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que estas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem.
Lei da transmissão doscaracteres adquiridos: alterações provocadas em determinadas características do organismo, pelo uso e desuso, são transmitidas aos descendentes.
Lamarck utilizou vários exemplos para explicar sua teoria. Segundo ele, as aves aquáticas tornaram-se pernaltas devido ao esforço que faziam no sentido de esticar as pernas para evitarem molhar as penas durante a locomoção na água. A cada geração, esseesforço produzia aves com pernas mais altas, que transmitiam essa característica à geração seguinte. Após várias gerações, teriam sido originadas as atuais aves pernaltas.
A teoria de Lamarck não é aceita atualmente, pois suas idéias apresentam um erro básico: as características adquiridas não são hereditárias.
Verificou-se que as alterações em células somáticas dos indivíduos não alteram asinformações genéticas contida nas células germinativas, não sendo, dessa forma, hereditárias.

A TEORIA DA PROGRESSÃO DE LAMARCK
Jean-Baptiste Lamarck foi o primeiro a tentar montar um esquema específico para explicar o mecanismo do processo evolutivo dos seres vivos. Esse esquema pode ser mais bem entendido por meio de algumas considerações acerca dos termos utilizados pelo naturalista francês. Otermo "teoria da progressão de Lamarck", ao invés de "teoria da evolução de Lamarck", parece ser mais adequado (cf. Martins, 2007, p. 13-6). No início do século xix, o termo "evolução" significava ontogênese, isto é, o desenvolvimento do indivíduo do ovo à idade adulta. O próprio Lamarck, para descrever suas ideias, lançava mão de outras palavras: aperfeiçoamento, progressão, desenvolvimento,progresso, mutação e mudança, que compunham termos com palavras tais como organização e composição. A escolha de "progressão" é justificada porque, em sua última obra, História natural dos animais sem vértebras (Histoire naturelle des animaux sans vertèbres, 1815-1822), essa palavra aparece frequentemente e, algumas vezes, com a grafia destacada. O termo "teoria" era utilizado pelo próprio naturalistafrancês para descrever suas conclusões (cf. Martins, 2007, p. 16). Na verdade, Lamarck nunca deu um nome a sua teoria da mudança e, além disso, sua intenção não era apenas propor uma teoria desse tipo, mas encontrar os fundamentos teóricos de toda a biologia.
O que acabou sendo conhecido como lamarckismo em muitos meios, mesmo acadêmicos, como veremos no caso de Richter, é apenas uma parte dopensamento lamarckiano sobre a vida. O lamarckismo foi identificado com a hipótese da transmissão dos caracteres adquiridos e a teoria do uso e desuso, as quais são apenas duas leis dentro de uma teia teórica complexa. O problema está não só na simplificação das ideias lamarckianas, pois as duas leis mencionadas acima eram usuais na época, não sendo exclusivas do naturalista francês (cf. Martins,2007, p. 421). Entre os vários aspectos que compõem a teoria da progressão de Lamarck, podemos destacar os seguintes (cf. Martins, 2007, p. 61-76):
(a) A origem dos seres vivos. A natureza deu origem aos seres vivos sem intervenção divina, apenas com a atuação das leis naturais. A vida é um fenômeno físico, o que faz com que Lamarck proponha a geração espontânea como processo de produção dos...
tracking img