Teoria estruturalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ORIGEM DA TEORIA ESTRUTURALISTA

A origem da teoria estruturalista está relacionada com os seguintes fatos:
•Divergências entre a Teoria Tradicional e a Teoria das Relações Humanas –
•Sendo entre elas incompatível, a teoria Estruturalista compreende a Teoria Clássica (formal) e a Teoria das Relações Humanas (informal) de maneira sintetizada. As características básicas do estruturalismo são:a totalidade, a interdependência das partes e o fato de que o todo é maior do que a soma das partes. Assim, toda modificação de um elemento acarreta a modificação dos outros elementos e relações.

A SOCIEDADE DE ORGANIZAÇÕES
As organizações existem há milhares de anos. No entanto com o desenvolvimento da humanidade, o numero de organizações também vêm crescendo. A sociedade moderna possuitantas e tão diversas organizações que é difícil organizá-las e controlá-las.

AS ORGANIZAÇÕES
A teoria estruturalista estuda as organizações, sua estrutura interna e a relação com demais organizações. Dentre as formais têm-se as organizações complexas, caracterizadas pela complexidade na estrutura, devido ao grande tamanho ou à natureza complicada das operações.

O HOMEM ORGANIZACIONAL
A teoriaestruturalista define o homem organizacional como o homem que desempenha papéis em diferentes organizações. Para que o homem moderno tenha sucesso, precisa ter as seguintes características: Flexibilidade; Tolerância às Frustrações; Capacidade de adiar as recompensas; Permanente desejo de realização.

ANÁLISE DAS ORGANIZAÇÕES
Os estruturalistas estudam as organizações de uma maneira mais amplado que as teorias anteriores. A análise organizacional, do ponto de vista estruturalista, é feita a partir de uma abordagem múltipla que concilia os fundamentos da Teoria Clássica, da Teoria das Relações Humanas e da Teoria da Burocracia.


ORGANIZAÇÕES FORMAL E INFORMAL
Para os estruturalistas a organização formal refere-se ao padrão de organização determinado pela administração: a divisãodo trabalho e do poder de controle, as regras e regulamentos, o controle de qualidade etc. A organização informal refere-se às relações sociais que se desenvolvem espontaneamente entre as pessoas, acima e além da formal.

RECOMPENSAS MATERIAIS E SOCIAIS
O significado das recompensas salariais e sociais e tudo o que se nos símbolos de posição é importante na vida de qualquer organização.

OSDIFERENTES ENFOQUES DA ORGANIZAÇÃO
O modelo racional da organização
Concebe a organização como um meio deliberado e racional de alcançar metas conhecidas. O modelo racional inclui a abordagem da Administração Científica
O modelo natural de organização:
Concebe a organização como um conjunto de partes interdependentes que, juntas, constituem um todo: cada parte contribui com alguma coisa erecebe algo do todo, o qual, por sua vez, é interdependente com um ambiente mais amplo.

A DIVERSIDADE DE ORGANIZAÇÕES
A abordagem estruturalista ampliou o campo da análise da organização, incluindo, além das fábricas, organizações pequena, médias e grandes, públicas e privadas, empresas dos mais diversos tipos, organizações militares, religiosas e filantrópicas, partidos políticos, prisões,sindicatos etc.

TIPOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
Os estruturalistas consideravam que não poderia haver duas organizações iguais. As tipologias das organizações permitem uma análise comparativa das organizações através de uma característica comum ou de uma variável relevante.

OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS
Um objetivo organizacional é uma situação desejada que a organização tentasse atingir.Perrow apontacinco categorias de objetivos organizacionais:
•Objetivos da sociedade: produzir bens e serviços, manter a ordem pública.
•Objetivos de produção: bens de consumo, serviços a empresas, educação.
•Objetivos de sistemas: ênfase nos lucros, no crescimento e na estabilidade da organização.
•Objetivos de produtos: ênfase na qualidade ou quantidade de produtos, variedade, originalidade ou inovação dos...
tracking img