Teoria estruturalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: Teoria Estruturalista

São baseadas na Teoria Informal que é a Teoria das Relações Humanas e na Teoria Formal que é a Teoria Clássica, ambas inspiradas na abordagem de Max Weber.
AFormal aborda a estrutura organizacional de uma forma clássica e padrão, impondo uma relação tradicional e rígida entre o trabalhador e o empregador.
Já a Teoria Informal leva em consideração o bem estare a motivação do empregado, procurando motivá-lo para obter como resultado qualidade em sua produção diária. Assim como participações de lucros. Desta forma, o trabalhador mantém uma idéia quequanto maior for sua qualidade, melhor será sua retribuição.
O estruturalismo procura uma fusão equilibrada das Teorias para otimizar a estrutura organizacional na empresa, fazendo com que departamentose trabalhadores relacionem-se em harmonia, procurando a unificaçãurando a unificaçeorias para otimizar a estrutura organizacional na empresa, fazendo com que departamentos e trabalhadores relao daempresa. Sua maior característica é s soma das partes.

As organizações passaram por um processo de desenvolvimento:

- Etapa da Natureza: Etapa inicial, onde os elementos da natureza constituíam abase única da subsistência da humanidade. (O princípio, onde tudo era feito através dos materiais naturais, processo artesanal).

- Etapa do Trabalho: Onde a natureza se transforma e passa daroportunidade ao trabalho. Passando a condicionar as formas de organização da sociedade. ( Processo de manufatura, onde o trabalho manual passa a ser base principal da estrutura organizacional).

-Etapa do Capital: Onde o capital torna-se prioridade e fator na vida social. (Capitalismo).

- Etapa da Organização: A organização surgiu como método para organizar e otimizar antigas ferramentas comoa natureza e o trabalho manual e o capital. Desta forma, o alcance dos objetivos torna-se mais simples.

- Controle Físico: Quando os trabalhadores são controlados por meios físicos ou ameaçados...
tracking img