Teoria estruturalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1219 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conflito entre a autoridade do especialista (conhecimento) e a
autoridade administrativa (hierarquia)
Uma situação conflitiva típica é a tensão imposta à organização pela
utilização do conhecimento: como criar, cultivar e aplicar o conhecimento sem solapar a estrutura hierárquica da organização. O conhecimento provoca conflitos com a hierarquia. Etzioni sugere três tipos de organização doconhecimento:
1. Organizações especializadas, como universidades, escolas, organizações
de pesquisa, hospitais, nas quais o conhecimento é criado e aplicado na organização que é constituída para esse objetivo. Elas empregam especialistas com preparo profissional e que se dedicam à criação, divulgação e aplicação do conhecimento. A gestão é exercida pelo técnico (professor como diretor da escola,médico como dirigente do hospital etc.), e a estrutura administrativa é apoio ou suporte subsidiário (staff).
2. Organizações não-especializadas, como empresas em geral, em que o
conhecimento é instrumental e subsidiário para o alcance dos objetivos. A gestão é exercida pelo administrador que se identifica com os objetivos globais, enquanto a estrutura técnica é subsidiária ou subalterna.
3.Organizações de serviços, como empresas especializadas em consultoria
ou assessoria, centros de pesquisa e desenvolvimento, nos quais os especialistas
recebem recursos para seu trabalho, mas não são empregados da organização nem subordinados aos administradores, a não ser por contratos de assessoria ou de prestação de serviços.
Os conflitos entre especialistas e administradores ocorrem da seguinteforma:
• Organizações especializadas. A relação entre auxiliares (especialistas) e
hierarquia (administradores) é invertida - os administradores cuidam das atividades secundárias em relação aos objetivos, administrando meios para a atividade principal que é desempenhada pelos especialistas. Estes têm a principal autoridade, enquanto os administradores têm a autoridade secundária de corpo deauxiliares. A decisão final fica nas mãos dos especialistas, enquanto os administradores aconselham.
• Organizações não-especializadas. São organizações de propriedade e
administração particulares e os principais meios são a produção e a venda. Os
especialistas se subordinam à autoridade dos administradores, pois estes focam os objetivos da organização relacionados ao lucro. Os administradores têm aprincipal autoridade (hierarquia) e os especialistas tratam de meios e atividades secundárias.
Os administradores formam a hierarquia, e os especialistas são os auxiliares que
aplicam o conhecimento.
• Organizações de serviços. São organizações que exercem pouco controle
sobre a produção, a qual está à mercê dos especialistas (professores da universidade). Estes recebem recursos e meios daorganização para desenvolver seu trabalho, mas não são empregados da organização, nem estão sob seu controle. Podem receber algum controle administrativo sobre projetos, ritmo de trabalho e do público a que se dirige o produto ou serviço da organização. Os especialistas sentem que perdem seu tempo com trabalho administrativo, depreciado nesse tipo de organização.
Dilemas da organização segundo Blaue Scott
Para Blau e Scott, há uma relação de mútua dependência entre conflito e
mudança, pois as mudanças precipitam conflitos, e os conflitos geram inovações. Os conflitos - mesmo ocultos ou reprimidos pela rigidez burocrática - são a fonte inevitável da mudança organizacional. Conflitos entre funcionários e clientes levam a novas práticas para resolver esses conflitos e reduzir as tensões. Masinovações utilizadas para resolver um conflito criam outros, pois afetam e prejudicam outras inovações e melhorias já obtidas e levam a uma dialética entre a organização formal e a informal.
Enquanto o conflito representa um choque de interesses antagônicos, o
dilema representa uma situação frente a dois interesses inconciliáveis entre si: o
alcance de um deles impede o alcance do outro. As...
tracking img