Teoria estruturalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
1 ORIGEM DA TEORIA ESTRUTURALISTA 4
2 FOCO PRINCIPAL DE ESTUDO DA TEORIA 5
3 PRINCIPAIS AUTORES 8
4 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA TEORIA ESTRUTURALISTA..............11
5 EXEMPLOS PRÁTICOS NA ATUALIDADE 13
CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo conhecer a fundo a Teoria Estruturalista da Administração, estudar suascaracterísticas e autores, para entender como se pode aplicar os conceitos dessa Teoria nas organizações atuais. Procura-se aprofundar as noções de administração, através dos conhecimentos difundidos por autores como Amitai Etzioni, Victor A. Thompson, Peter M. Blau e W. Richard Scott, além de estudar conceitos de estrutura e organização, buscando ligar esses temas com a sociedade, as relações humanas e todo ocontexto que envolve as organizações atuais.
  É importante o conhecimento desses conceitos e das ideias transmitidas por profissionais que participaram da evolução da administração, para entender como as organizações modernas se tornaram o que são hoje, e o motivo de seu surgimento. Buscou-se analisar e comparar as organizações antigas, estudando sua evolução de acordo com os pensamentosestruturalistas, e também exemplificar onde e como são utilizados esses ensinamentos e essa teoria na sociedade moderna.



1 ORIGEM DA TEORIA ESTRUTURALISTA

A Teoria Estruturalista nasceu por volta do ano de 1950, e sua origem se deve a alguns fatores principais. O primeiro deles é a diferença entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas, que tinham ideias opostas. Comessa grande diferença, era necessária uma visão mais ampla e complexa, que aproximasse as opiniões defendidas pelas duas. Surgiu então a Teoria Burocrática, que tinha o objetivo de iniciar um modelo ideal e racional de organização, sendo ela de qualquer segmento. Porém alguns autores encontraram problemas e tensões nos pensamentos difundidos por Max Weber, e apesar de já possuir ideias maisavançadas do que a Teoria Clássica, não acompanhava o ritmo de mudança cada vez mais rápido da sociedade. Foi então que surgiu a Teoria Estruturalista, que é um desdobramento da Burocrática, inspirando-se em Max Weber, e também, embora com menos profundidade, em Karl Marx. Assim, havia uma necessidade de entender as organizações como um meio social complexo, que buscam objetivos semelhantes, mas quepodem se diferenciar em outros aspectos, utilizando a abordagem das Relações Humanas. Outro motivo que levou ao surgimento dessa Teoria foi a presença marcante do estruturalismo nas ciências sociais, e no estudo das organizações. Havia diversos significados para a palavra estrutura, de acordo com cada autor, levando o tema em debate e repercutindo o assunto. O novo conceito de estrutura foi outrofator importante na criação da Teoria Estruturalista, pois esse conceito diz que estruturalismo é uma forma comparativa de estudar as partes em relação a sua totalidade, analisando suas inter-relações, interdependências e posição. Dessa forma, conceituando o todo como algo muito maior do que a simples soma das partes.

2 FOCO PRINCIPAL DE ESTUDO DA TEORIA

O Estruturalismo tem umavisão mais ampla das organizações, avaliando não só a relação das pessoas dentro delas, mas também a relação entre as organizações, a ligação de cada uma com a sociedade em que está inserida e a interação entre si. As organizações existem desde a Antiguidade, mas foram crescendo para atender as necessidades humanas, e esse processo de evolução das mesmas foi explicado por Etzioni da seguinteforma:

I) Etapa da Natureza: a natureza é o único fator relevante na existência humana.
II) Etapa do Trabalho: os elementos da natureza passam a ser transformados, através do trabalho, que se torna principal atividade dos homens em suas vidas.
III) Etapa do Capital: não basta apenas a natureza e o trabalho, é necessário também capital, tornando-se base de sobrevivência.
IV) Etapa da...
tracking img