Teoria estruturalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2737 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA GERAL
DA
ADMINISTRAÇÃO

TEORIA

ESTRUTURALISTA






TEORIA ESTRUTURALISTA

ORIGENS DA TEORIA ESTRUTURALISTA

O movimento Estruturalista, foi predominante Europeu, apresentando um caráter mais filosófico. As partes da Organização são reunidas em um sistema estrutural, voltado para o todo, e qualquer modificação em algumas das partes compromete o funcionamento dasdemais, afetando a relação entre elas.
Podemos salientar, quatro fatores que desencadearam o surgimento da Teoria Estruturalista na Administração:

a) A oposição entre a Teoria Tradicional e a Teoria das Relações Humanas.

b) A necessidade de visualizar a organização como uma unidade social grande e complexa, onde interagem os grupos sociais.

c) A influência do Estruturalismo nas ciênciassociais e sua repercussão no estudo das organizações.

d) Surgimento de um novo conceito de estrurura.

A SOCIEDADE DE ORGANIZAÇÕES

Segundo a ótica dos estruturalistas, a sociedade moderna e industrializada, é uma sociedade formada por organizações em geral, pelas quais o homem passa a depender em gênero, número e grau. O Estruturalismo foi além da Teoria das Relações Humanas, que apenasdefendia o estudo das interações entre os grupos sociais, para então se preocupar com a interação entre as organizações sociais.
No caminho para se estabelecer a sociedade de organizações, foi necessário que esse processo de desenvolvimento, passasse por quatro etapas:

1 ) Etapa da Natureza
2 ) Etapa do Trabalho
3 ) Etapa do Capital
4 ) Etapa da Organização

Para os Estruturalistas, aTeoria das Organizações, é um campo bem definido dentro da Administração, oriundo de várias fontes, especialmente dos estudos de Taylor e Fayol, da Pscicologia e Filosofia, da Escola das Relações Humanas, e que foi desenvolvido mais intensamente a partir do surgimento da Teoria da Burocracia de Max Weber, no século XX.

As Organizações

As organizações constituem a forma dominante de instituiçãoda moderna sociedade: são a manifestação de uma sociedade altamente especializada e independente que se caracteriza por um crescente padrão de vida.
Cada organização é limitada por recursos escassos e por isso não pode tirar vantagens de todas as oportunidades que surgem: daí o problema de determinar a melhor alocação de recursos. A eficiência é obtida quando a organização aplica seus recursosnaquela alternativa que produz o melhor resultado.
As burocracias constituem um tipo especifico de organização: as chamadas organizações formais. Essas organizações constituem uma forma de agrupamento social estabelecida de matéria deliberada ou proposital para alcançar um objeto especifico a organização formal é caracterizada por regras, regulamentos e estrutura hierárquica para ordenar as relaçõesentre seus membros.
Dentre as organizações formais avultam as chamadas organizações complexas elas são caracterizada pelo alto grau de complexidade na estrutura e processo devido ao grande tamanho (proporções maiores) ou a natureza complicada das operações (como hospitais e universidades).
As organizações formais por excelência são as burocracias, daí o fato de a teoria estruturalista ter comoexponentes figuras que iniciaram com a teoria da burocracia.

O Homem Organizacional

Enquanto a Teoria Clássica caracteriza o homo economicus e a Teoria das Relações Humanas "o homem social", a Teoria Estruturalista focaliza o "homem organizacional", a pessoa que desempenha diferentes papéis em várias organizações.
Na sociedade de organizações, moderna e industrializada, avulta a figura dohomem organizacional que participa de várias organizações. O homem moderno, ou seja, o homem organizacional, para ser bem-sucedido em todas as organizações, precisa ter as seguintes características de personalidade:
• Flexibilidade, em face das constantes mudanças que ocorrem na vida moderna e da diversidade de papéis desempenhados nas organizações.

• Tolerância às frustrações para evitar o...
tracking img