Teoria estruturalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Estruturalista
Surgida por volta da década de 50, a "Teoria da Burocracia" é citada pelos seus autores estruturalistas como a sociedade de organizações, caracterizada pela interdependência entre as organizações, e como um desdobramento dos autores voltados para a Teoria da Burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas.
Deacordo com Chiavenato*, a "Teoria Estruturalista" foca na estrutura e ambiente e por isso, trouxe uma importante ruptura com relação às anteriores. A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam, onde ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações. Portanto, otodo é maior do que a simples soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes.
Esta teoria engloba em sua análise a organização formal e informal, recompensas materiais e sociais e entre outros, reconhecem os conflitos organizacionais, ditos como inevitáveis.
Origens da Teoria Estruturalista
As origens da Teoria Estruturalista naAdministração foram as seguintes:
- Inspirando-se na abordagem de Max Weber, a "Teoria Estruturalista" pretende ser uma síntese da oposição surgida entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas – incompatíveis entre si - pois foi necessário uma posição mais ampla e compreensiva que integrasse os aspectos considerados por uma e omitidos pela outra e vice-versa.
- Seu maior diálogo foi coma Teoria das Relações Humanas, pois houve a necessidade de visualizar "a organização como uma unidade social complexa na qual interagem grupos sociais" que compartilham alguns dos objetivos da organização, mas podem se opor a outros
- O estruturalismo influenciou a Filosofia, a Psicologia, a Antropologia, a Matemática, a Lingüística, chegando até a teoria das organizações. Na teoriaadministrativa, o estruturalismo se concentra nas organizações sociais.
- "Estrutura é o conjunto formal de dois ou mais elementos e que permanece inalterado seja na mudança, seja na diversidade de conteúdos, isto é, a estrutura mantém-se mesmo com a alteração de um dos seus elementos ou relações. A mesma estrutura pode ser apontada em diferentes áreas, e a compreensão das estruturas fundamentais em algunscampos de atividade permite o reconhecimento das mesmas estruturas em outros campos. O estruturalismo está voltado para o todo e com o relacionamento das partes na constituição do todo. A totalidade, a interdependência das partes e o fato de o todo ser maior do que a soma das partes são as características do estruturalismo", foi descrito como o novo conceito de estrutura.
Homem Organizacional
Asorganizações sociais são conseqüências da necessidade que as pessoas têm de relacionar-se e juntar-se com outras a fim de poder realizar seus objetivos. Dentro da organização social, as pessoas ocupam certos papéis. Papel significa um conjunto de comportamentos solicitados a uma pessoa; é a expectativa de desempenho por parte do grupo social e conseqüente internalização dos valores e normas que ogrupo, explícita ou implicitamente, prescreve o indivíduo. O papel prescrito para o indivíduo é reforçado pela sua própria motivação em desempenhá-lo eficazmente. Cada pessoa pertence a vários grupos e organizações, e desempenha diversos papéis, ocupa muitas posições e suporta grande número de normas e regras diferentes.
A "Teoria Estruturalista" caracteriza o "homem organizacional", como apessoa que desempenha diferentes papéis em várias organizações. Na sociedade de organizações, moderna e industrializada, o homem organizacional participa de várias organizações, é um homem moderno, ou seja, para ser bem-sucedido em todas as organizações, precisa ter as seguintes características de personalidade:
• Flexibilidade, em face das constantes mudanças que ocorrem na vida moderna e da...
tracking img