Teoria estruturalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O século XX trouxe consigo uma grande quantidade de Teorias
administrativas, e de acordo com Chiavenato (2003), as teorias mais
importantes e que mais contribuíram para o desenvolvimento dasorganizações foram:

A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura, tendocomo fundador o francês Henri Fayol, engenheiro que se baseava em princípios e técnicas para o seu trabalho.
Henri Fayol o criador da Teoria Clássica, dividiu as funções da empresa e criou osprincípios gerais da administração, que são as bases da administração como ciência, estes princípios são úteis para estruturar qualquer organização seja qual for seu ramo de atividade e seu tamanho.
Coma teoria burocrática de Max Weber A Sociologia propôs um modelo de organização e os administradores não tardaram em tentar aplicá-los na prática em suas empresas.
Seguindo-se mais tarde a teoriaestruturalista, voltados para a Teoria da Burocracia que tentaram conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela Teoria das Relações Humanas.
A Teoria Estruturalista inaugura os estudos acerca dosambientes dentro do conceito de que a organização é um sistema aberto e em constante interação com o seu meio ambiente. Até agora, a teoria administrativa havia se confinado aos estudos dos aspectosinternos da organização dentro de uma concepção de sistema fechado. A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimentoorganizacional Marca uma profunda influência das ciências do comportamento na administração. Todo indivíduo é um tomador de decisão, baseando-se nas informações que recebe do seu ambiente, processando-as de acordocom suas convicções e assumindo atitudes, opiniões e pontos de vista em todas as circunstâncias. A organização neste sentido é vista como um sistema de decisões.
A teoria comportamental (ou...
tracking img