Teoria estruturalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (332 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Estruturalista: desenvolvida apartir dos estudos sobres as limitações e rigidez do modelo burocrático, tem como principal estruturalista Amitai Etzioni (1929, Alemanha), que deu origem aoestruturalismo partindo do princípio que em uma empresa não há setores isolados, mas uma estrutura inter-relacionada de coisas que se associam e se completam.
Segundo Amitai Etzioni, as organizaçõespossuem as seguintes características:
 Divisão de trabalho e atribuição de poder e responsabilidade;
 Centros de poder;
 Substituição do pessoal.

Os meios de controle utilizados pelaorganização também podem ser classificados em três categorias
 Controle físico;
 Controle material;
 Controle simbólico.

Cada tipo de controle provoca um padrão de obediência em função do tipode interesse em obedecer ao controle, sendo assim existem três tipos de interesse ou desenvolvimento dos participantes da organização.
 Alienatório;
 Calculista;
 Controle normativo.
Osestruturalistas criaram várias tipologias de organizações e análises comparativas para melhor compreensão do fenômeno organizacional, incluindo a análise interorganizacional e o ambiente externo, quepassou a ser considerado uma variável a mais nos estudos das empresas.
Tipologia das organizações:
 Organizações Coercitivas: As pessoas trabalham sem incentivos, porque são coagidas a fazê-lo(trabalho escravo). Como controle é utilizado prêmios e punições, a permanência dos participantes é através das imposições, ameaças, medo. O envolvimento pessoal dos participantes é alienativo. O poder éimposto pela força física
 Organizações Utilitárias: As pessoas trabalham por dinheiro, desenvolve um comportamento calculista. O tipo de poder é remunerativo e se concentram nos incentivoseconômicos, permanência no local de trabalho pela vantagem e interesse, sendo motivado por vantagens e benefícios.

 Organizações Normativas: As pessoas desenvolvem mais moral (sindicatos), há busca de...
tracking img