Teoria estruturalista e teoria matemática

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Estruturalista da Administração

A Teoria Estruturalista surgiu por volta da década de 1950, como um desdobramento das análises dos autores voltados para a Teoria da Burocracia quetentou conciliar as teses propostas pela Teoria Clássica e pela de Relações Humanas, tornou necessária uma posição mais ampla e mais compreensiva, que abrangesse os aspectos que, considerados por uma,eram omitidos pela outra.
Os autores estruturalistas procuram inter-relacionar as organizações com seu ambiente externo, que é a sociedade maior, ou seja, a sociedade de organizações,caracterizada pela interdependência entre as organizações. Daí um novo conceito de organização e um novo conceito do homem: o homem organizacional, que desempenha papéis ao mesmo tempo em diversas organizaçõesdiferentes.
A análise das organizações sob o ponto de vista estruturalista é feita dentro de uma abordagem múltipla e globalizante: tanto a organização formal como a informal devem sercompreendidas, bem como as recompensas e sanções materiais e sociais devem ser consideradas no comportamento das pessoas, todos os diferentes tipos de organizações devem ser levados em conta, os diferentesníveis hierárquicos devem ser abrangidos pela análise organizacional, bem como as relações externas da organização com outras.
A análise organizacional, dentro dessa abordagem múltipla eglobalizante, é extremamente facilitada com a utilização de tipologias organizacionais, assunto em que os estruturalistas são mestres: Etzioni, Blau e Scott sugerem tipologias simples e unidimensionais.Para melhor avaliar a realização das organizações, os objetivos organizacionais representam as intenções das organizações e o seu alcance mostra até que ponto as organizações são eficazes.
ATeoria Estruturalista inaugura os estudos acerca dos ambientes dentro do conceito de que as organizações são sistemas abertos em constante interação com seu meio ambiente. Até então, a teoria...
tracking img