Teoria estrutuarista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Estruturalista

A Teoria Estruturalista representa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas. Representa também uma visão extremamente crítica da organização formal. O movimento estruturalista teve um caráter mais filosófico na
tentativa de obter a interdisciplinaridade das ciências.
Parte do conceito de estrutura, como uma composição deelementos visualizados em relação à totalidade da qual fazem parte.
Portanto por sua natureza todas as partes estão estruturadas (subordinadas uma a outra) de tal forma que alterações em qualquer delas implica em rever o todo.
O enfoque da teoria estruturalista é na estrutura e ambiente, essa teoria trouxe uma importância ruptura com relação às anteriores. Ela mostra organização como sendo umsistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações. A teoria estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam.
As origens da Teoria Estruturalista na Administração foram as seguintes:
Oposição entre a Teoria Tradicional e das Relações Humanas: Tornou-se necessária uma posição mais ampla e compreensiva queabrangesse os aspectos que eram considerados por uma e omitidos pela outra e vice-versa. A Teoria Estruturalista pretende ser uma síntese da Teoria Clássica (formal) e da Teoria das Relações Humanas (informal), inspirando-se na abordagem de Max Weber, e até certo ponto nos trabalhos de Karl Marx
Necessidade de visualizar a organização com uma unidade social: Uma unidade grande e complexa, ondeinteragem grupos sociais que compartilham alguns dos objetivos da organização (como a viabilidade econômica da organização), mas que pode incompatibilizar com outros (como a maneira de distribuir lucros da organização). Nesse sentido, o diálogo maior da Teoria Estruturalista foi com a Teoria das Relações Humanas.
 A influência do estruturalismo nas ciências sociais: Sua influência e repercussão no estudodas organizações. O estruturalismo teve forte influência na Filosofia, na Psicologia, na Antropologia, na Matemática, na Lingüística, chegando até na Teoria das Organizações. Quem quiser explorar todos os autores e devidas influência, posso referencia algumas bibliografias e autores em específicos.
Novo conceito de estrutura: O conceito de estrutura é bastante antigo. Estrutura é o conjuntoformal de dois ou mais elementos e que permanece inalterado seja na mudança, seja na diversidade de conteúdos, isto é, a estrutura mantém-se mesmo com a alteração de um de seus elementos ou relações. 
Enquanto a Teoria Clássica caracteriza o "homem econômicos" e a Teoria das Relações Humanas, "o homem social", a Teoria Estruturalista focaliza o "homem organizacional", ou seja, o homem que desempenhapapéis em diferentes organizações.
Na sociedade das organizações, moderna e industrializada, aparece a figura do "homem organizacional" que participa simultaneamente de várias organizações. O homem moderno, ou seja, o homem organizacional, para ser bem sucedido em todas as organizações, precisa ter as seguintes características de personalidade:
Flexibilidade: em face das constantes mudanças queocorrem da vida moderna, bem como da diversidade dos papéis desempenhados nas diversas organizações, que podem chegar a inversão, aos bruscos desligamentos das organizações e aos novos relacionamentos.
Tolerância as Frustrações: para evitar o desgaste emocional decorrente do conflito necessário entre necessidades organizacionais e necessidades individuais, cuja mediação é feita através  de normasracionais, escritas e exaustivas, que procuram envolver toda a organização.
Capacidade de adiar as recompensas: e poder compensar o trabalho rotineiro dentro da organização, em detrimento das preferências e vocações pessoais por outros tipos de atividade profissional.
Permanente desejo de Realização: garantido a conformidade e cooperação com as normas que controlam e asseguram o acesso a...
tracking img