Teoria economia

Páginas: 2 (434 palavras) Publicado: 4 de janeiro de 2013
Prova de Teoria Econômica

3- Defina, Segundo Keynes, o conceito de demanda efetiva.
Como o autor mesmo define a demanda efetiva é o principio de tudo.
Keynes define que a demanda efetiva éconstituída pela despeça de investimento e de consumo, ou seja, uma soma dos gastos em consumo e em investimento.
Deixando claro que trabalha o conceito de demanda diferentemente dos Neoclássicos, o autorenfatiza que a evolução da economia é ditada pela ação dos capitalistas em busca de lucros e destas ações derivam os empregos gerados e a renda distribuída.
Utiliza-se da palavra efetiva, porconsiderar apenas a demanda esperada pelo capitalista, que é diferente da demanda efetivamente realizada.
Colocando-se do ponto de vista do empresário, escreve que a produção agregada destina-se asatisfazer a demanda efetiva, esperada pelo empresário no momento em que se realizam os investimentos. Uma demanda que é composta por consumos e investimentos, determinados exclusivamente pela ação dosempresários.
Para Keneys são as variáveis que partem dos gastos e associadas às perspectivas de lucro que determinam a demanda.
O nível da demanda efetiva não corresponde ao pleno emprego de satisfação,ela geralmente se encontra em um ponto em que nem todos os fatores de produção estão em empregados.
Para a demanda efetiva alcançar uma situação de pleno emprego, a soma dos gastos em consumo einvestimento tem que ser igual à renda que seria oferecida nessa situação de pleno emprego.
Assim, para que a economia funcione em pleno em emprego é necessária que o valor dos gastos em consumo einvestimentos seja igual à renda oferecida em uma situação de pleno emprego.

6- Qual o papel da inovação na teoria do desenvolvimento econômico de Schumpeter?

Para Schumpeter, a inovação se caracterizapor uma mudança que coloca a economia em novas bases afastando-a de sua posição de equilíbrio, sendo o motor do desenvolvimento da economia.
O desenvolvimento em Schumpeter ,possui dois elementos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teorias da economia
  • Teoria da economia
  • Teoria da Economia
  • teoria a economia
  • Teoria da economia
  • Teorias da Economia
  • Teorias da Economia
  • Teoria da economia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!