Teoria econômica

Páginas: 7 (1555 palavras) Publicado: 16 de abril de 2011
PRODUÇÃO TEXTUAL

Introdução

Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Tem por objetivo formular propostas a fim de resolver ou minimizar os problemas econômicos, atendendo às necessidades humanas e promovendo o bem estar de cada um.

Dentre vários elementos que compõem a economia temos os indicadores econômicos, ferramentas que traçam ocenário da economia e permitem fazer a análise para tomada de decisões. Um dos principais são a inflação, o PIB, taxa de desemprego, carga tributária, taxa de juros, etc.

No Brasil, na intenção de ajustar a inflação, ao longo dos anos 80 e 90 foram implantados diversos planos econômicos. O único que conseguiu o triunfo foi o Plano Real implantado pelo presidente da época Fernando HenriqueCardoso.

O período atual é caracterizado por diversas transformações, tanto na economia mundial quanto nas economias nacionais. Essas mudanças são o resultado do processo de globalização que teve ínicio no século passado e que leva as economias nacionais a promoverem readaptações em suas estruturas.

A economia brasileira tem sua história marcada por diversos acontecimentos, desde a época do“descobrimento”, até os dias atuais, vários foram os cenários econômicos que marcaram a economia do país.

Economia Brasileira antes dos anos 80

Do período da colonização portuguesa do Brasil (1500-1822) até o final dos anos 1930, a economia brasileira baseava-se na produção de produtos primários para exportação. O Brasil era uma colônia submetida a Portugal e possuía assim uma política imperialmercantil, que tinha três principais ciclos de produção econômica - o açúcar, o ouro e, a partir do início do século XIX, o café. Desde então, o Brasil viveu um período de crescimento econômico forte.

Com as exportações do café, a Economia, passou por uma euforia. Neste mesmo período, e até l930, na Amazônia, surgiam os seringais, promovendo o ciclo da borracha, produzindo um bom volume deexportações deste produto. A partir de l930, com a ascensão de Getulio Vargas ao poder, as coisas mudaram na economia brasileira.

Nos governos de Getulio Vargas, e principalmente no governo de Juscelino Kubitsheck, a industrialização do país deu um novo rumo à economia, que investiu alto na indústria automobilística, surgindo na década de 60, o primeiro automóvel l00% brasileiro (a Brasília) nome dadoem homenagem à nova Capital do Brasil, construída por Juscelino Kubitsheck (JK). Com a política do Plano de Metas, cujo visava estimular a diversificação e o crescimento da economia brasileira, baseado na expansão industrial e na integração dos povos de todas as regiões do Brasil - o JK impulsionou profundas transformações na sociedade, as taxas de crescimento do PIB se elevaram e se mantiveramem torno de 10%. Entretanto tais taxas de crescimento não puderam ser mantidas nos governos seguintes, com uma trajetória de queda do crescimento, de 9,4% em 1960 para 8,6% e, 1961, 6,6% em 1962 até o colapso da economia em 1963, como a taxa de 0,6%. (ABREU, 1989, p.403).

No período de 1964 a 1966 ocorreram reformas fiscal e financeira. Tais reformas institucionais compunham parte do PAEG(Plano de Ação Econômica do Governo), que na realidade defendia medidas reformistas e o combate à inflação deixada pelos governos anteriores. Os resultados obtidos deste plano foram : a inflação, um dos principais problemas do governo pôde ser contida (mantendo uma média de 20% ao ano) e a arrecadação do governo compunha condições de financiamento futuros. Esse cenário colocava o Estado numa nova fasede dependência internacional.

Avançando agora para a passagem da década de 1970 para 1980, (onde se tinha o projeto de construção de uma nação independente) ocorreu a crise do financiamento do Estado. A crescente dívida pública e o aumento da inflação limitaram as possibilidades de desenvolvimento nacional diante ao contexto internacional.

Economia do Brasil nos anos 80 e 90

Nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TEORIA ECONOMICA
  • Teoria economica
  • Teoria Econômica
  • Teoria Econômica
  • Teoria Economica
  • TEORIA ECONÔMICA
  • Teoria econômica
  • Teoria economica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!