Teoria dos sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3029 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DOS SISTEMAS
Origem da Teoria de Sistemas
A teoria de sistemas (TS) é um ramo especifico da Teoria Geral de Sistemas (TGS), com ela a abordagem sistêmica segou a partirda década de1960 e tornou-se parte integrante dela. A teoria não busca solucionar problemas ou tentar soluções praticas, mas produzir teorias e formulações para aplicações na realidade empírica.
A TGSsurgiu com ostrabalhos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy, que critica a visão que se tem do mundo que é dividida em diferentes áreas, como Física, Química, Biologia, Psicologia, Sociologia etc.e os espaços vazios entre elas (áreas brancas),a natureza não esta dividida em nenhuma destas partes. A TGS afirma que se estudar o sistema globalmente, envolvendo todas as interdependências de suas partes. Tais comoagua é diferente do hidrogênio e do oxigênio que a constituem. Afloresta é diferente das arvores, etc.
A TGS fundamenta-se em três premissas básicas, a saber,
1- Os sistemas existem dentro dos sistemas; Cada sistema é constituído de subsistemas e ao mesmo tempo, faz parte de um sistema maior, o supra sistemas. Cada subsistema pode ser detalhado em seus subsistemase assim por diante.
2- Ossistemas são abertos; É uma decorrência da premissa anterior. Cada sistema existe dentro de um meio ambiente constituído por outros sistemas e são caracterizados por um processo infinito de intercambio com o seu ambiente para trocar energia e informações.
3- As funções de um sistema dependem de sua estrutura; Cada sistema tem um objetivo ou finalidade que constitui seu papel no intercambio com outrossistemas dentro do meio ambiente.
A Teoria de Sistemas (TS) se opõeao mecanismo que divide organismos em agregados de células, células em agregados de moléculas, moléculas em agregados de átomos e o comportamento humano em um agregado de reflexos condicionados e incondicionados. O conceito de sistemas passou a dominar as ciências e principalmente, a Administração.
Conceito de Sistemas
O conceitode sistema proporciona uma visão compreensiva, abrangente, de um conjunto de coisas complexas dando-lhes uma configuração e identidade total. A TS permite conceituar os fenômenos dentro uma abordagem global, permitindo a inter-relação e a integração de assuntos que são, na maioria das vezes, de natureza completamentediferentes.
A palavra sistemas denota um conjunto de elementos independentes einteragentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado. Sistemas é um conjunto de combinações de coisas ou partes formando um todo unitário.O aspecto mais importante de sistema é a ideia de um conjunto de elementos para formar um todo, o todo apresenta propriedades e características próprias que não são encontradas em nenhum elemento isolado.
Da definição de Bertalanffy,segundo o qual o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, decorrem dois conceitos; o de proposito (ou objetivo) e o de globalismo (ou totalidade).
Proposito ou objetivo: Todo sistema tem uou mais proposito ou objetivos.
Globalismo ou totalidade: Todo sistema tem uma natureza orgânica, pela qual uma ação que produza mudança em uma das unidades dos sistemas devera produzirmudança em todas as suas unidades.
No passado ate se podiam visualizar sistemas, mas não havia meios tecnológicos para perceber esta visão. A produção em massa exemplifica um enfoque de sistemas. Ela não é apenas uma coleção de coisas, mais um conceito e uma visão unificadora do processo produtivo que requer um grande numero de coisas, como maquinas equipamentos e instalações, mas não começa com estascoisas. A ideia de sistemas lembra conectividade, integração e totalidade.
Há uma variedade de sistemas e varias tipologias para classifica-los.
Quanto a suaconstituição os sistemaspodem ser físicos ou abstratos.
Sistemas Físicos ou concretos; São como equipamentos, maquinaria, objetos reais, podem ser descritos em termos quantitativos de desempenho. São denominados hardware.
Sistemas...
tracking img