Teoria dos sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria de Sistemas

Esta teoria surgiu na década de 60 tendo como base os principais conceitos da cibernética que envolve os estudos dos sistemas, da ciência da comunicação e do controle.

MentorSeu precursor foi o biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy, que definiu sistema como sendo um conjunto de elementos inter-relacionados e integrados visando o alcance de um objetivo determinado, eum dado resultado ou uma determinada função.
Com uma abordagem integrativa a teoria de sistemas fundamenta-se em três premissas básicos.Os sistemas existem dentro de sistemas,normalmente, são reconhecidos dois tipos:
Sistema aberto: é o que permite umintercâmbio ou interação contínua com o ambiente. Ex.: o homem, a organização, a sociedade e outros. Sistema fechado: é o que não permite um intercâmbio com o meio. Ex.:máquinas,relógios, termostato.


Características

§ Todo sistema em um ou alguns propósitos ou objetivos – Propósito ou objetivo;
§ Tem uma natureza orgânica através da qual uma ação que produza umamudança em uma das unidades, muito provavelmente ira produzir mudanças em todas as outras unidades – globalismo ou totalidade;
§ Tendência para o desgaste, para desintegração, o afrouxamento dos padrõese o aumento da aleatoriedade – entropia – à medida que aumenta a informação diminui a entropia;
§ Há um equilíbrio dinâmico entre as partes do sistema – homeostasia.
Os sistemas podem serclassificados ainda em relação a sua natureza sendo
denominados de sistema abertos aqueles que trocam matéria e energia com o meio ambiente e os fechados àqueles que não fazem trocas com o meio.

PontosPositivos:

1. Em relação à ênfase: no ambiente
2. Quanto à abordagem da organização: compreende a organização como um sistema aberto.
3. Concepção de homem: a concepção é de Homem Funcional...
tracking img