Teoria dos sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Teoria de Sistemas (TS) é um ramo específico da Teoria Geral de Sistemas (TGS). Com ela, a abordagem sistêmica chegou à TGA a partir da década de1960 e tornou-se parte integrante dela.
Origens da Teoria de Sistemas
A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas produzir teorias e formulações conceituais para aplicações na realidade empírica. Os pressupostos básicos daTGS são:
- Existe uma tendência para a integração das ciências naturais e sociais.
- Essa integração parece orientar-se rumo a uma teoria dos sistemas.
- A teoria dos sistemas constitui o modo mais abrangente de estudar os campos não físicos do conhecimento científico, como as ciências sociais.
- A teoria dos sistemas desenvolve princípios unificadores que atravessam verticalmente os universosparticulares das diversas ciências envolvidas, visando ao objetivo da unidade da ciência.
-A teoria dos sistemas conduz a uma integração na educação científica. TGS afirma que se deve estudar os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependências de suas partes TGS fundamenta-se em três premissas básicas, a saber:
-Os sistemas existem dentro de sistemas
-Os sistemas são abertos.-As funções de um sistema dependem de sua estrutura
A Teoria de Sistemas introduziu-se na teoria administrativa por várias razões:
- A necessidade de uma síntese e integração das teorias que a precederam, esforço tentado sem a Cibernética permitiu o desenvolvimento e a operacionalização das ideias que convergiam para uma teoria de sistemas aplicada à Administração.
- Os resultadosbem-sucedidos da aplicação da Teoria de Sistemas nas demais ciências.
-a Teoria de Sistemas permite conceituar os fenômenos dentro de uma abordagem global, permitindo a inter-relação e a integração de assuntos que são, na maioria das vezes, de naturezas completamente diferentes.
Conceito sistema é um conjunto ou combinações de coisas ou partes formando um todo unitário.
Características dos sistemas
Ossistemas apresentam características próprias. O aspecto mais importante do conceito de sistema é ideia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo Sistemas Da definição de Bertalanffy, segundo a qual o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, decorrem dois conceitos: o de propósito (ou objetivo) e o de globalismo (ou totalidade).
Esses dois conceitos retratamduas características básicas do sistema.
-Propósito ou objetivo.
- Globalismo ou totalidade o enfoque de sistemas - como uma serie de atividades e processos fazendo parte de um todo maior - é uma maneira de olhar o mundo e anos mesmos. No passado, até se podiam visualizar sistemas, mas não havia meios tecnológicos passasse a perceber dessa visão. A produção em massa exemplificaum enfoque de sistemas. Ela não é apenas uma coleção de coisas, mas um conceito e uma visão unificadora do processo produtivo que requer um grande número de coisas - como máquinas, equipamentos e instalações - mas não começa com essas coisas: elas é que decorrem da visão do sistema. A ideia de sistema lembra conectividade, integração e totalidade.

Tipos de sistemas
Há uma variedade de sistemase várias tipologias para classificá-los. Os tipos de sistemas são:
- Quanto à sua constituição, os sistemas podem ser físicos ou abstratos:
-Sistemas físicos ou concretos.
-Sistemas abstratos ou conceituais
Quanto à sua natureza, os sistemas podem ser fechados ou abertos:
Parâmetros do sistema
O sistema é caracterizado por parâmetros que estudamos no capítulo dedicado à Cibernética.Parâmetros são constantes arbitrárias que caracterizam, por suas propriedades, o valor e a descrição dimensional de um sistema ou componente do sistema.
Sistema Aberto
O sistema aberto se caracteriza por um intercâmbio de transações com o ambiente e conserva-se constantemente no mesmo estado (auto regulação) apesar de a matéria e a energia que o integram se renovarem constantemente (equilíbrio...
tracking img