Teoria dos sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESPOSTAS

1.TEORIA DOS SISTEMAS

1.1Um sistema é definido como um conjunto integrado de partes ou elementos interdependentes, intimamente interligados entre si que formam combinações, de modo aformar um todo complexo e organizado.
1.2 De acordo com a teoria dos sistemas, a organização comporta-se como um sistema aberto pois, a mesma mantém uma dinâmica interação com o seu meio ambiente,como por exemplo, clientes, fornecedores,concorrentes, orgãos governamentais ou outros agentes externos,de forma a receber e exercer constante influência sobre o meio ambiente. Além disso, aorganização,assim como um sistema é um composto por diferentes partes inter-relacionadas entre si, que trabalham em harmonia umas com as outras, com o intuito de alcançar os objetivos almejados tanto daorganização como de seus participantes.
1.3 A organização trata-se de um sistema social,com partes independentes, mas inter-relacionadas, no qual, os sistemas biológicos compartilham juntamente com aorganização uma grande interdependência de suas partes,de modo que, qualquer que seja a alteração ou mudança em uma das partes, consequentemente irá provocar um impacto sobre as outras.

2.TEORIA DACONTINGÊNCIA

2.1 A Teoria da Contingência, também chamada de Escola Ambiental, surgiu na década de 1960, mediante ás diversas pesquisas feitas para verificar os modelos das estruturas organizacionais maiseficazes em determinados tipos de indústrias. O objetivo de tais estudos era abordar os vários aspectos que compunham o êxito ou não de várias organizações, procurando conhecer a melhor aplicabilidadedos sistemas gerenciais implantados nas empresas e explicar o modo como as mesmas funcionavam em diferentes condições. Além disso, pretendia-se confirmar se as organizações mais eficazes seguiam ospressupostos da Teoria Clássica, como divisão do trabalho, amplitude de controle, hierarquia de autoridade, entre outros. A abordagem contingencial enfatiza que tudo é relativo na teoria...
tracking img