Teoria dos negocios - peter drucker

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Peter Drucker - Teoria dos Negócios

Peter Ducker

Peter Ferdinand Drucker, (nasceu em 19 de n0vembro de 1909, em Viena, Austrália - faleceu em 11 de novembro de 2005,em Claremont, Califórnia, EUA) foi um escritor, professor e consultor administrativo de origem austríaca, considerado como o pai da  administração  moderna, sendo o mais reconhecido dos pensadores do fenômeno dos efeitos daGlobalização na economia em geral e em particular nas organizações - subentendendo-se a administração moderna como a ciência que trata sobre pessoas nas organizações, como dizia ele próprio.

Druckerfoi escritor, professor e consultor durante mais de 60 anos. Ele criou conceitos que fizeram da gestão um campo legítimo de estudos acadêmicos. O ponto-chave de sua defesa foi a visão de que a coisamais importante em uma organização são as pessoas. A influência de seus pensamentos foi tão grande que ele freqüentemente é chamado de Pai da Gestão.

Teoria dos Negócios

Toda organização,seja ou não uma empresa, tem uma teoria de negócio. De fato, uma teoria que seja clara consistente e focalizada, é extraordinariamente poderosa.


Para DRUCKER (1996,9)

"uma teoria de negócio temtrês partes: primeiro existem hipóteses a respeito do ambiente da organização: da sociedade e sua estrutura, o mercado,e o cliente e a tecnologia. Segundo, há hipóteses a respeito da missãoespecífica da organização. Terceiro, existem hipóteses a respeito das competências essenciais necessárias á realização da missão da organização".

Segundo Drucker, a hipótese a respeito do ambiente defineaquilo que uma organização é paga para fazer. Aquelas a respeito da missão definem o que uma organização considera resultados significativos; em outras palavras, elas mostram como ela está fazendo umadiferença na economia e na sociedade em geral. Finalmente, as hipóteses a respeito de competências essenciais definem em que a organização precisa se superar para manter a liderança.

Hipóteses...
tracking img