Teoria dos jogos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO

MARIA DA CONCEIÇÃO NÓIA DA SILVA















TEORIA DOS JOGOS
IV SEMESTRE




















Paulo Afonso - BA
2010
MARIA DA CONCEIÇÃO NÓIA DA SILVA

















TEORIA DOS JOGOS
IV SEMESTRE








Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado emAdministração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Teoria dos Jogos.

Prof. Ricardo Belinski














Paulo Afonso – BA
2010
INTRODUÇÃO

A Teoria dos Jogos é uma teoria matemática criada para se modelar fenômenos que podem ser observados quando dois ou mais agentes de decisão interagem entre si.
O objetivo da teoria dos jogos é entender a lógica nahora da decisão e ajudar a responder se é possível haver colaboração entre os jogadores, em quais circunstâncias o mais racional é não colaborar e quais estratégias devem ser adotadas para garantir a colaboração entre os jogadores.
A Teoria dos jogos por meio da matemática equaciona os conflitos, onde o foco são as estratégias utilizadas pelos jogadores.
Assim, esse presente trabalho tem comoobjetivo apresentar os principais conceitos sobre a Teoria dos jogos e sua aplicação prática no cotidiano das empresas.



























QUESTÕES A SER RESPONDIDAS

1. Porque nem tudo pode ser dito ou mostrado no ambiente empresarial? Que tipo de estratégia pode estar escondido neste tipo de comportamento?
Realmente, o dia-a-dia nas organizações é mesmo um jogo,mas também um grande paradoxo. No entanto, para jogar esse jogo sem se ferir é necessário, primeiro, saber as regras, entender como se comportar e estabelecer seu personagem do jeito mais conveniente possível. Ser real nesse jogo organizacional não vale tanto, ou não se poderá comemorar nada.
Num ambiente onde todos agem de acordo com as mesmas diretrizes e estão sob a mesma consciência, serautêntico e verdadeiro, mesmo que por convicções e caráter pessoais, destoa e soa inclusive pedante, por mais que isso possa parecer irônico.
2. Quais são os fundamentos da Teoria dos Jogos no tocante às expectativas e aos comportamentos das pessoas e do mercado?
A Teoria dos jogos foi desenvolvida com o objetivo de analisar a forma como os agentes econômicos ou sociais definem suas estratégias nomercado, para avaliar as prováveis decisões que esses agentes tomarão.
O fundamento da teoria está em prever os movimentos dos outros jogadores, sejam eles concorrentes ou aliados, através dessa teoria os jogadores se posicionam da melhor forma para obter o resultado desejado.
Essa teria constitue significativo avanço nas ciências econômicas e sociais, pois permite se examinar a conduta dojogador, agente econômico, em interação com os demais agentes, e não só de forma isolada.
3. Como a teoria dos jogos pode ser aplicada na análise do cotidiado de uma empresa? Analise essa questão quanto às estratégias adotadas, as alianças formadas e os compromissos assumidos.
Uma relação do tema com o dia-a-dia das organizações em geral são os aspectos geralmente analisados pela teoria: asestrátegias adotadas e suas consequências, as alianças possíveis entre os indivíduos (“jogadores”), o compromisso dos contratos, inclusive aqueles não formalizados (tácitos), a repetição de cada jogada, entre outras analíses possíveis.
4. Qual é o fundamento básico na compreensão do Dilema do Prisioneiro citado na teoria dos jogos?
No dilema dos prisioneiros as decisões são simultâneas e um não sabe nadasobre a decisão do outro. Nesse caso, a decisão de um dos suspeitos pode ter consequências bem diferentes para os dois ao mesmo tempo.
Assim, o dilema dos prisioneiros mostra que em cada decisão, o prisioneiro pode satisfazer o seu próprio interesse (trair) ou atender o interesse do grupo (cooperar).
Portanto, dentro da Teoria dos Jogos, esse exemplo clássico é uma boa metáfora para o...
tracking img