Teoria dos jogos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DOS JOGOS

Produção Textual
Questões:
1. Por que nem tudo pode ser dito ou mostrado no ambiente empresarial? Que tipo de estratégia pode estar escondido neste tipo de comportamento das pessoas?
Acredito que nem tudo pode ser dito ou mostrado no ambiente empresarial por que nem todas as pessoas pensam iguais, surgindo conflitos. Porém o conflito nada mais é que uma fonte de idéiasnovas, podendo levar a discussões abertas sobre determinados assuntos, o que se revela positivo, pois permite a expressão e exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores.
É muito comum haver conflitos entre colegas de trabalho devido às diferenças de personalidade. Geralmente, esses conflitos afetam até mesmo a produtividade de uma equipe, devido ao negativismo que se instala noambiente de trabalho.
É normal surgirem dificuldades quando adotamos um determinado problema como parte integrante de nós mesmos, "incorporamos" a questão, e passamos a defender posições com o único objetivo de não sermos derrotados. Quando isso acontece no ambiente de trabalho, a empresa e seus objetivos passam para o segundo plano e vemos pessoas discutindo e defendendo suas opiniões, porque nãogostam de perder ou ceder.
A primeira coisa que todo profissional deve entender é que existe uma terceira pessoa – que nada mais é que a empresa, o produto ou cliente.
Quando entendemos isso, "desincorporamos" a questão e passamos a olhá-la de fora, o que faz com que tudo mude de figura. Há pessoas que têm uma tendência muito grande para o ataque. Outras têm uma tendência muito grande para adefesa. É preciso uma auto-análise para detectar isso e estar disposto a reconhecer a falha e buscar a melhoria.

2. Quais são os fundamentos da Teoria dos Jogos no tocante às expectativas e aos comportamentos das pessoas e do mercado?
A Teoria dos Jogos foi desenvolvida com o objetivo de analisar a forma como agentes econômicos ou sociais definem suas estratégias no mercado, para avaliar asprováveis decisões que esses agentes tomarão. Cabe destacar alguns fundamentos:
* Procedimentos de decisão entre múltiplos agentes independentes;
* Natureza dinâmica quando a ordem das decisões afeta o resultado final;
* Natureza não-cooperativa quando cada agente se preocupa com o benefício próprio, o que tipicamente está em conflito com os interesses dos demais agentes.
*Distinção entre ações (controles) e estratégias (regras de decisão ou políticas de controle).

3. Como a teoria dos jogos pode ser aplicada na análise do cotidiano de uma empresa? Analise essa questão quanto às estratégias adotadas, as alianças formadas e os compromissos assumidos.
Nos jogos de estratégia em geral, prever como os competidores reagirão aos movimentos e antecipar-se às suas próximasações constitui uma enorme vantagem. É sob esta ótica que a Teoria dos Jogos adquire especial importância, uma vez que seu meio analítico visa a permitir a identificação dos movimentos mais adequados a se realizar, de acordo com a movimentação da concorrência.
O jogo dos negócios deve ser jogado utilizando-se da observação e da análise dos movimentos passados do jogo, para determinar qual é a açãoque, se tomada hoje, poderá conduzir a organização a uma determinada posição no futuro. Ou seja: "olhar para a frente, repensando o passado".
Nesse sentido o "olhar para a frente, repensando o passado" implica que se deva inicialmente escolher a situação final que nos pareça a mais interessante para, depois, traçar o caminho de volta identificando qual é a estratégia capaz de nos conduzir àsituação desejada.
É necessário entender que a teoria dos jogos é uma ferramenta que se posicionou no processo de concorrência da economia de mercado, ajudando na tomada de decisões, indicando através de estratégias, aquela que indica a maximização do benefício, levando em conta todas as reações possíveis dos concorrentes.
A aplicação dos jogos em economia visa à eficácia da ação das decisões...
tracking img