Teoria dos jogos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2292 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade do Pará – FAP.







Teoria dos Jogos: Auxilio na Tomada de Decisão.
















Belém-PA
2009

Faculdade do Pará – FAP.






Teoria dos Jogos: Auxilio na Tomada de Decisão.



Trabalho realizado como quesito de avaliação da disciplina de Economia da turma:
Prof.Orientador:












Belém-PA
2009
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .................................................................................................... 3
HISTÓRICO ......................................................................................................... 4
Teorema de Minimax.................................................................................5
Dilema do Prisioneiro..............................................................................6
Aplicações da Teoria NA Economia e negócios.....................6
CONCLUSÃO...................................................................................................... 9
REFERÊCIA

























1. Introdução

A Teoria dos Jogos estuda atomada de decisões entre indivíduos, envolvendo estratégia, o resultado de cada um depende das decisões de outros participantes, numa interdependência similar a um jogo, onde existem vários interessados em melhorar os próprios ganhos, por vezes em conflito entre si, e escolhem diferentes ações na tentativa de otimizar seu retorno.
O seu objetivo consiste em tentar responder em que momento énecessário a ajuda entre os participantes e quando o mais racional é não colaborar, e quais as estratégias que devem ser tomadas para garantir que haja colaboração entre ambos. O foco da teoria são as estratégias utilizadas pelos participantes envolvidos.
O Objetivo desse trabalho é estudar a origem da teoria dos Jogos e Tomada de decisão apresentando brevemente seus fundamentos e aplicações. Adivisão dos capítulos foi feita na seguinte ordem: histórico, conceito e suas aplicações. A metodologia utilizada foi através de pesquisas.



















2. Histórico

A partir de um artigo publicado em 1928, Von Neumann estabeleceu os primeiros esboços de uma teoria científica especializada em lidar com o conflito humano matematicamente. O livro “Theory of Games andEconomic Behavior” de 1944, que escreveu com o economista Oskar Morgenstein, é considerado o trabalho que estabeleceu a Teoria dos Jogos como campo de estudo. Assim ,”Theory of Games and Behaviour” tornou-se um livro
revolucionário. A partir de 1970 a teoria dos jogos passou a ser aplicada ao estudo do comportamento animal, incluindo evolução das espécies por seleção natural.
A teoriaproposta, de modo surpreendentemente simples, trabalhava o mundo social a partir de modelos baseados em jogos de estratégia. Era criada uma ferramenta que permitia analisar esse mundo mediante conceitos precisos e elegantes.
Teoria dos Jogos é um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno. Muitasdecisões no âmbito econômico dependem das expectativas que se tenha sobre o comportamento dos demais agentes. Surge, assim, o estudo da teoria dos jogos e comportamento econômico de Jonh Von Neumann e Oskar Morgenstern (1944). A exploração dos jogos de salão como o xadrez e o pôquer.
O jogo é toda a situação em que existem duas ou mais entidades em uma posição em que as ações de um interferem nosresultados de outro. A Teoria dos Jogos também é conhecida como a ciência do conflito, e não há muita vantagem em estudar situações em que alguém jogue contra si mesmo.
Jogador é todo agente que participa e possui objetivos em um jogo. Podem ser um país, um grupo ou uma pessoa, o que interessa é que, dentro de um jogo, ele possua interesses específicos e se comporte como um todo. Coalizões...
tracking img