Teoria dos jogos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO - UCB

VICENTE RAIA NETO DOS SANTOS

ESTRATEGIA DE MARKETING

FORTALEZA-CE
2010
VICENTE RAIA NETO DOS SANTOS

TEORIA DOS JOGOS

Trabalho de Conclusão deDisciplina solicitado ao Curso de Administração, da Universidade Castelo Branco – UCB.

FORTALEZA-CE
2010
1- OBJETIVOS
A Teoria dos Jogos é utilizada em situações que envolvem dois ou maisdecisores com objetivos antagónicos para analisar os resultados das suas interações estratégicas, pode ser utilizada, por exemplo, para estudar as interações entre empresas em mercados, em processosnegociais entre países, e até mesmo em situações de conflitos armados.
Uma forma prática de representar, é através da matriz de resultados de dupla entrada. O número de resultados possíveis corresponderáao número de participantes multiplicado pelo número de estratégias possíveis.
A grande novidade trazida pela Teoria dos Jogos é o fato dos participantes não pensarem apenas nos seus própriosobjetivos mas terem que pensar também nos objetivos e ações dos seus opositores e tomar as suas próprias decisões tomando-os como base.

2 – JUSTIFICATIVA:
Através desta teoria estabelecida porconceituados matemáticos desde a década de 1920, é possível sua aplicação em diversos segmentos de estudos acadêmicos, como biologia, política, economia, administração, e principalmente matemática, onde tevesua origem, tendo como finalidade de prever os movimentos e comportamentos dos outros jogadores.

3 – INTRODUÇÃO:
  A Teoria dos Jogos é um conjunto de ferramentas criadas para auxiliar oentendimento dos fenômenos observados quando tomadores de decisão (jogadores) interagem entre si. Partindo do pressuposto de que os tomadores de decisão agem racionalmente na busca de seus objetivos, a Teoriados Jogos leva em conta as capacidades, os conhecimentos e as expectativas dos diversos jogadores para criar representações abstratas de uma extensa classe de situações reais.

4 – DESENVOLVIMENTO:...
tracking img