Teoria dos jogos para cursos de administração e economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A Teoria dos jogos representa um método para abordar, de modo formalizado, os processos de tomada de decisão por parte de agentes que reconhecem sua interação mútua. Sua aplicação vem se ampliando continuamente.
A teoria dos jogos é um instrumento indispensável para estudar as relações sociais.

Natureza e Limites da Teoria dos Jogos

A vida é um jogo?

Todo mundo, em algummomento da vida, teve contato com algum tipo de jogo.
De acordo com FIANI (2004), definem-se jogos como:

“Situações que envolvam interações entre agentes racionais que se comportam estrategicamente podem ser analisadas formalmente como um jogo.”

Portanto, jogo nada mais é que uma representação formal que permite a análise de situações em que agentes interagem entre si, agindo racionalmente.A teoria de jogos envolve técnicas de descrição e análise. Alguns autores consideram como sendo jogo, situações em que as ações de um agente não a afetar os demais, como, por exemplo, as decisões de oferta de um vendedor em um mercado pulverizado, em que cada vendedor representa uma fração tão pequena da oferta total de forma a não influenciar, com suas decisões, o preço de mercado.
Um Agente,ou seja, um jogador é qualquer individuo, ou grupo de indivíduos, com capacidade de decisão para afetar os demais.
Os agentes são racionais, de forma que os mesmos empregam os meios mais adequados aos objetivos.
Cada jogador, ao tomar a sua própria decisão, leva em consideração o fato de que os jogadores interagem entre si, e que, portanto, sua decisão terá conseqüências sobre os demais, assimcomo as decisões de outros jogadores, poderá trazer conseqüências para ele.
Um jogo envolve a interdependência das ações de seus jogadores, e isso leva naturalmente os jogadores a considerarem, nas suas decisões, os efeitos de suas ações sobre os demais jogadores, assim como as reações destes. Dessa forma, os jogadores tomam decisões estratégicas, no sentido preciso de que suas decisões nãocontemplam apenas os seus objetivos e suas possibilidades de escolha, mas também os objetivos e as possibilidades de escolha dos demais jogadores.
Existem jogos que não envolvem decisões estratégicas, como por exemplo, os jogos de sorte, porém veremos apenas jogos de estratégia. Situações de interação estratégica podem ser estudadas com o auxílio da teoria de jogos, a vantagem de analisar cada umadessas situações como um jogo é que os fatores determinantes das decisões dos agentes podem ser mais bem compreendidos do que seriam se apenas nos limitássemos a estudar caso a caso e, assim, a lógica por trás de cada decisão pode ser entendida e comparada com casos semelhantes.
A Teoria dos jogos não deve ser utilizada como instrumento de previsão do comportamento de agentes, nem como “receita”pronta de como se deve agir em situação.
Uma das características mais importantes da teoria de jogos é que ela estuda a interação estratégica entre agentes que se comportam racionalmente, ela ajuda a desenvolver as possibilidades de raciocinar estrategicamente, explorando as possibilidades de interação racional dos agentes, possibilidades estas que nem sempre correspondem à intuição.


HISTÓRIA DATEORIA DE JOGOS


Um breve histórico sobre a Teoria dos Jogos tem como base o ano de 1944, quando o matemático Von Neumann e o economista Oskar Morgenstern publicaram o livro “Theory of Games and Economic Behaviour”, representando estudos na área econômica e consequentemente, a partir de Lewontin (1961), deu-se início aos estudos de evolução.

A Teoria dos Jogos é muito utilizada pelosmilitares como simulação para a guerra, tal qual aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial no ataque a Pearl Harbor e nas guerras nos séculos XV e XVI.
A criadora da Teoria dos Jogos Empresariais foi Marie Birshtein, no final da década de 1920 e início da década de 1930. Ela apresentou no Instituto de Engenharia e Economia de Leningrado um método de jogo para treinar trabalhadores para cargos...
tracking img