Teoria dos demonstrativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Curso de Ciências Contábeis







Teoria dos Demonstrativos













RIBEIRÃO PRETO
2012









TEORIA DOS DEMONSTRATIVOS






Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Contabilidade Intermediária, como avaliação do 5º período de Ciências Contábeis, da Faculdade de Ribeirão Preto, soba orientação do Professor Leandro.






RIBEIRÃO PRETO
2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................................04
2. BALANÇO PATRIMONIAL.............................................................................................05
3. DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO(DRE)...................................07
4. DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ABRANGENTE (DRA).....................................08
5.DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (DMPL)..........10
6. DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA (DFC).........................................................12
7. DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICINADO (DVA)....................................................14
8. NOTASEXPLICATIVAS.....................................................................................................15
9. CONCLUSÃO.........................................................................................................................17
10. REFERÊNCIAS...................................................................................................................181. INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem o objetivo de fazer uma abordagem sobre a teoria dos demonstrativos e mostrar que é um importante instrumento que as empresas devem utilizar visando aperfeiçoar os resultados e criar novas situações para a mesma.











2. BALANÇO PATRIMONIAL

Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa equantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade.
No balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.
De acordo com o § 1º do artigo 176 da Lei 6.404/76, as demonstrações de cada exercício serão publicadas com aindicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior, para fins de comparação.

COMPOSIÇÃO

O Balanço Patrimonial é constituído pelo:
- Ativo compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos.

- Passivo compreende as origens de recursosrepresentados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação.

- Patrimônio Líquido compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

AGRUPAMENTO

Os elementos da mesma natureza e os saldos de reduzido valor quando agrupados, e desde que seja indicada a suanatureza e nunca devem ultrapassar, no total, um décimo do valor do respectivo grupo de contas, sendo vedada a utilização de títulos genéricos como "diversas contas" ou "contas correntes".

PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DO BALANÇO
Ao término do exercício, como se faz em todos os meses, procede-se ao levantamento do balancete de verificação, com o objetivo de conhecer os saldos das contas dorazão e conferir sua exatidão.
No balancete são relacionadas todas as contas utilizadas pela empresa, quer patrimoniais quer de resultado, demonstrando seus débitos, créditos e saldos.
As contas do balancete, no fim do exercício, sejam patrimoniais ou de resultado, nem sempre representam, entretanto, os valores reais do patrimônio, naquela data, nem as variações patrimoniais do exercício,...