Teoria dos atos de fala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (601 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Fazer uma paráfrase, explicando como Austin consolidou a Teoria dos Atos de Fala. Além disso, mostrar um exemplo de cada tipo de ato que ameaça tanto a face do falante como a do interlocutor,evidenciando, também, a importância da Teoria da Polidez na minimização desses atos.
A teoria dos Atos de Fala tem por apoio doze conferências declaradas por Austin e publicadas em seu livro, How to doThings with Words. O livro fala sobre a principal ideia defendida por Austin: “dizer é transmitir informações, mas é também (sobretudo) uma forma de agir sobre o interlocutor e sobre o mundocircundante.”.
Primeiramente, Austin diferenciou dois tipos de enunciados: os constativos e os performativos. Os enunciados constativos são aqueles que descrevem ou relatam um estado de ciosas e, por isso, sesujeitam ao critério de verificabilidade, isto é, podendo ser verdadeiros ou falsos. Já os enunciados performativos são os que não descrevem e não relatam e, portanto, não se submetem ao critério deverificabilidade. São, mais precisamente, enunciados que realizam uma ação.
Depois de muito estudo quanto aos enunciados, Austin conclui que todos eles são performativos porque, no momento em que sãoenunciados, realizam algum tipo de ação. Sendo assim, ele postula que todo ato de fala é ao mesmo tempo locucionário, ilocucionário e perlocucionário. Esses são os três atos simultâneos que serealizam em cada enunciado.
A Teoria dos Atos de Fala trouxe para os estudos linguísticos os elementos do contexto (quem fala, com quem se fala, para que se fala, onde se fala, o que se fala, etc.), osquais fornecem importantes pistas para a compreensão dos enunciados. Essa proposta de Austin muito tem influenciado e inspirado os estudos posteriores destinados a aprofundar as questões que envolvem aanálise dos diferentes tipos de discurso. Com efeito, os atos de fala são, hoje, uma fonte inesgotável de trabalhos tanto na área da Pragmática, quanto na área da Linguística em geral, bem como em...
tracking img