Teoria dobb e sweezy

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA DE SWEEZY
Para Sweezy o feudalismo era o mesmo que servidão no sentido de corveia,ou seja ,serviços.Para ele o renascimento do comercio,do dinheiro e das cidades a partir da renda produto e arenda dinheiro,não faziam parte do feudalismo e contribuía para a sua desintegração. 
 O feudalismo era pouco dinâmico e seu modo de produção era incapaz de se auto transformar. 
As mudanças eramexternas ao sistema ,ou seja vieram do comercio a longa distancia (expansão maritima comercial XV-XVII) 
Com isso o comercio,as cidades e o dinheiro que se deselnvolveram com o comercio a longadistancia ,passaram a atuar como força de transição do sistema de produção para o uso  para o sistema de produção para o mercado, pois o comércio se expandiu e passou a ser geradores de mercadorias por sipróprios o que fez virar um sistema mais racional de especialização e de divisão do trabalho, diminuindo o preço dos produtos manufaturados, aumentando a procura de receitas por parte da classedominante feudal e tendo maior acumulação de capital. 
Consequentemente temos o  enfraquecimento do modo de produção para o uso e em seguida o declínio do feudalismo. 

TEORIA DE DOBB
Para Dobb ofeudalismo era igual corveia no sentido de coerção extraeconomica, onde a renda produto e a renda dinheiro fizeram renascer a cidade o comercio e o dinheiro que ele acreditava que fazia parte do sistemafeudal. 
O feudalismo era dinâmico e seu modo de produção era capaz de se auto transformar. 
O comercio a longa distancia foi importante á medida que acentuou conflitos internos e acelerou o processo dediferenciação social,mas para ele a desistegração do feudalismo se deveu a fatores internos. 
A luta de classes foi o fundamento das transformações,motor da evolução dos meios de produção. 
Como arelação servo e senhor feudal estava instável houve a emancipação dos servos estes deixam de ser servos e passam  a ser camponeses, que eram os donos de seus meios de produção (pequeno modo de...
tracking img