Teoria do valor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A teoria do valor/mais-valia foi uma contribuição para compreensão do capitalismo, uma vez que Marx analisa a exploração da força de trabalho, a valorização do produto e adistribuição do lucro obtido pela produção da mercadoria.
Segundo Marx, operário trabalha uma quantidade de tempo que paga o seu salário e o tempo que excede seu tempo trabalhoequivale ao lucro que a mercadoria fornecera ao dono da indústria. Essa é a teoria da mais-valia de Marx e para exemplificar sua teoria em sua obra Salário, preço e lucro de (1895)exemplo do Xelins.
A mercadoria, para Marx, se valoriza no período em que é fabricada, por exemplo, transformação madeira bruta em um móvel acarreta em valorização do produto. Issoé mais claro quando a troca da mercadoria é concretizada, pois o preço da mercadoria esta incluso a força de trabalho, custos com matéria prima dentre outras coisas.
Na teoria demais-valia de Marx há também uma diferenciação entre mais-valia absoluta e mais-valia relativa. A primeira equivale a um aumento na jornada de trabalho pelos empresários paraobter mais lucro, por exemplo, o operário trabalha 8 horas por dia para produzir uma mercadoria X às quatro primeiras horas equivale ao salário que ganhara no final do mês e asoutras quatro horas de trabalho excedente equivalem ao lucro que o empresário irá obter. Caso o empresário aumente a jornada de trabalho do operário para 10 horas as quatro primeirascontinuaram representando o salário que este recebera no final do mês e as outras 6 horas o lucro do empresário, isso representa a mais-valia absoluta. A segunda representa oinvestimento realizado por um empresário em uma maquina ou técnica que aumentará a produção e/ou a qualidade do produto, isso não implica em um aumento salarial para os operários.
tracking img